intercâmbio

IFRN promove cursos e interação para alunos intercambistas

Evento é realizado em parceria com o AFS Intercultural Programs e a British Petroleum

Publicada em 08/06/2018 Atualizada há 12 meses

Programa, que é inédito no Brasil e terá Natal como primeira cidade sede, treina participantes

Em parceria com o IFRN, o AFS Intercultural Programs e a British Petroleum estão realizando o BP Global STEM Academies, um intercâmbio de férias com programa de oficinas e aulas em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O programa, que é inédito no Brasil e terá Natal como primeira cidade sede do projeto, tem foco na área de Energias Renováveis e contemplará 35 alunos de onze países, no período de 16 de junho a 14 de julho. Os jovens, com idade entre 15 e 17 anos, foram selecionados por terem destaque acadêmico na sua vida escolar.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar vivências dos adolescentes com a cultura local e com as reservas naturais do Rio Grande do Norte, além de proporcionar aos alunos estrangeiros a interação com famílias potiguares, por intermédio da ação “Um fim de semana com uma família brasileira”. A proposta, que vai gerar a experiência de conviver um final de semana com as famílias locais, será de 7 a 8 de julho, quando as famílias hospedeiras poderão receber de um a dois estudantes estrangeiros. O objetivo do STEM é estimular o interesse nas áreas de Ciências, Engenharia, Tecnologia e Matemática, de maneira internacionalizada. O projeto vai atender 100 jovens com a meta de impactar mais de 1.000 pessoas através desses estudantes. A interação com as famílias locais, trazendo, assim, o assunto para dentro das casas, é uma das ações programadas para contribuir com o alcance dessa meta.

As famílias interessadas em participar do programa devem preencher o formulário (disponível abaixo) e enviá-lo para os e-mails bra.recebimento@afs.org e recebimento.natal@afs.org. No próprio sábado (7 de julho), as famílias hospedeiras deverão participar de uma reunião de orientação, no Chalet Suisse, das 9h às 10h e, logo após, se dará início ao fim de semana. Para participar, é preciso ser servidor do IFRN. Além do preenchimento do formulário, os interessados devem enviar fotos para que os alunos estrangeiros possam conhecer um pouco a respeito das famílias que irão hospedá-los. Para receber os alunos estrangeiros também é preciso que pelo  menos um membro da família saiba falar inglês.

Treinamento

Com a meta de  melhor preparação de todos, na próxima segunda-feira, 11, às 9h, no auditório da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal-Central (DIAC-CNAT), o presidente da comunidade muçulmana no RN, Muhamad Taufik, fará uma palestra sobre hábitos e costumes muçulmanos. Essa iniciativa visa proporcionar ao corpo docente, discente, mais especificamente, e a comunidade em geral, saber como lidar com as diferenças, com a diversidade religiosa e cultural.

Mais informações através do telefone: (84) 4005-9920.

Formulário

extensao