Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONIF

IFRN participa de reunião no Conif sobre assessoria parlamentar

Objetivo é articular um trabalho conjunto para fortalecimento da Rede Federal

Publicada em 25/04/2019 Atualizada há 12 meses

Mesa de abertura da reunião. Imagem: Marcus Fogaça.

A assessora de Comunicação Social e Eventos da Reitoria, Maria Clara Bezerra, e a professora Patrícia Maia representaram o IFRN em reunião ocorrida nesta terça-feira (23), no Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro teve o objetivo de discutir a articulação de um trabalho em rede para aprimorar o relacionamento das instituições com o Congresso Nacional e o Governo. 

Com a presença de assessores parlamentares e institucionais, a reunião foi coordenada pela vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho, a reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, e a assessora parlamentar do Conif, Fernanda Torres. 

A reitora do Ifac destacou que o trabalho se pauta em uma estratégia para a divulgação e o fortalecimento da Rede. "Precisamos criar uma rede que possa se comunicar, estreitando as relações e reforçando o papel social da Rede. Quando se tem um bom relacionamento com os representantes políticos fica mais fácil porque eles conhecem bem o que fazemos", declarou a professora Rosana Cavalcante. Conforme foi explicado, o bom relacionamento político pode trazer como consequência a destinação de emendas parlamentares: "precisamos mostrar o trabalho que a gente realiza e por quem, como também a importância que esse recurso pode trazer como benefícios para os nossos estudantes", completou.  

"Nosso objetivo é promover um trabalho mais sinérgico. Uma das ações, por exemplo, é apresentar o Conif e a Rede nos Núcleos de Educação dos partidos", explicou a assessora parlamentar do Conselho. De acordo com Fernanda, entre as ações planejadas, estão a criação e o envio de documentos, a oficialização das assessorias, a realização de capacitação para a função e a promoção de um dia de encontro entre os assessores e os representantes políticos do estado.

As falas das coordenadoras da reunião receberam o apoio dos assessores presentes. A professora Patrícia Maia, do IFRN, fez questão de destacar a importância da divulgação dos resultados alcançados pelo Instituto e das histórias de estudantes e servidores.

Na abertura, a reunião contou com a participação do presidente do Conif, Jerônimo Rodrigues da Silva, que enfatizou a importância de ouvir os presentes para criar estratégias ainda mais assertivas. Da diretoria executiva do Conselho, também participaram o vice-presidente de Relações Institucionais, Marcelo Bregagnoli, e o vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Flávio Luís Barbosa Nunes.