Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Nordeste

IFRN participa de conferência sobre desenvolvimento regional

Objetivo é debater propostas para redução de desigualdades socioeconômicas e regionais

Publicada em 06/11/2012 Atualizada há 12 meses

I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional - Nordeste

A professora do IFRN Gerlúzia de Oliveira, juntamente a Enilson Medeiros dos Santos, da UFRN, representa as Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão na I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional - Nordeste. A conferência teve início hoje (6) e segue até o dia 8 de novembro, em Salvador (BA). O objetivo é formular, debater e aprovar propostas de diretrizes e princípios para impulsionar o desenvolvimento nordestino, com redução das desigualdades socioeconômicas e regionais.

Participam do evento representantes dos noves estados da região (SE, BA, PE, RN, PB, AL, CE, MA e PI). Além das instituições de ensino, também estão representados o poder público, a sociedade civil e o setor empresarial. Os representantes foram eleitos em conferências estaduais que aconteceram até outubro.

Um relatório final do evento irá se juntar aos documentos das demais edições macrorregionais para serem validados na I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), promovida pelo Ministério da Integração Nacional para orientar a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A CNDR está prevista para acontecer no mês de fevereiro, em Brasília, com participação de mais de 400 representantes, também, do poder público, instituições de ensino superior e pesquisa, setor empresarial e sociedade civil. 

Os representantes do RN na I Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional - Nordeste, em cada segmento e suas respectivas instituições, são:

 Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão:

Gerlúzia de Oliveira Azevedo (IFRN)

Enilson Medeiros dos Santos (UFRN)

Poder Público:

Lenira Maria Fonseca de Albuquerque (CONTROL)

André Luis Nogueira da Silva (IBGE)

Otomar Lopes Cardoso Junior (SEDEC)

Sociedade Civil:

Francisco Canindé dos Santos (ARQUIDIOCESE DE NATAL)

Zacarias Anselmo da Silva (CUT)

Setor Empresarial:

Roberto José Belarmino (FIERN)

Eiblyng Scardini Menegazzo (FETRONOR)