desenvolvimento regional

IFRN participa da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

Evento será dias 10, 11 e 12 de setembro no Hotel Parque da Costeira. Inscrições já estão abertas

Publicada em 29/08/2012 Atualizada há 1 ano

O Ministério da Integração Nacional - MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional - SDR, objetivando a construção de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR, realizará a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional – CNDR, dividida em três etapas integradas e sequenciais: Conferências Estaduais, Conferências Macrorregionais e Conferência Nacional.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - será representado na Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional pelo economista e servidor Marcus Vinicius Duarte Sampaio. "A Conferência constitui um momento de reflexão, avaliação e aprofundamento das discussões sobre desenvolvimento regional no País. Por isso, a presença da população se torna muito importante", comentou Marcus Vinícius.

Esta discussão está alinhada com as diretrizes de desenvolvimento do Brasil, assim como com as políticas de desenvolvimento das macrorregiões e dos estados federados. No debate atual, são três as grandes premissas que orientarão a nova política: a) dimensão de política nacional; b) perfil de política de Estado; c) abordagem das desigualdades regionais em múltiplas escalas.

Ainda de acordo com o economista do Instituto, a Conferência Nacional aprovará um conjunto de princípios e diretrizes que servirá de base para a reformulação da Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Assim a leitura do texto de referência e dos conceitos adotados para o tema e eixos temáticos da Conferência são fundamentais. "Haverá um processo de priorização em que serão elencados os princípios e as diretrizes fundamentais, as mais importantes, dentre todas as proposições", disse.

As inscrições para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Estado do Rio Grande do Norte já estão abertas. O evento será dias 10, 11 e 12 de setembro no Hotel Parque da Costeira (Av. Senador Dinarte de Medeiros Mariz, 1195, Ponta Negra - Natal/RN).

Faça aqui sua inscrição!

Confira: