Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN participa da edição 2017 do Projeto Rondon
Extensão

IFRN participa da edição 2017 do Projeto Rondon

11/04/2017 - Em pré-missão, professora do Campus Cnat integrou comitiva que foi à Serra do Cachimbo, no Pará

IFRN participa da edição 2017 do Projeto Rondon

Força Aérea Brasileira, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, recepcionou os integrantes da viagem

Contribuir para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. Essa é a missão da equipe multidisciplinar de alunos do IFRN que visitará a Serra do Cachimbo em julho, como parte da edição 2017 do projeto Rondon. Com estudantes de Construção de Edifícios, Gestão Pública e Geografia do Campus Natal Central (CNAT), Gestão Desportiva e de Lazer e Produção Cultural, do Campus Cidade Alta e Gestão de Turismo, do Campus Canguaretama, o grupo será formado por oito alunos e dois professores. A viagem será realizada sob a coordenação do Ministério da Defesa.

Para reconhecimento da região, ajustes na proposta do projeto e alinhamento das ofertas de oficinas que serão ministradas durante a Operação Serra do Cachimbo, a professora Juliana Carvalho, da Diretoria Acadêmica de Construção Civil do CNAT, integrou a equipe da viagem precursora do projeto, que visitou, entre 1º e 8 de abril, a região, que fica no Sul do estado do Pará. A estadia na área serviu para que o grupo definisse o município de Paranaíta, em Mato Grosso, como local de alojamento e alimentação para a equipe, que trabalhará junto aos participantes enviados pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC).

Durante a semana de atividades, foram pactuadas com os representantes públicos e a população de Paranaíta várias oficinas de capacitação,  como a de captação de águas pluviais, que prevê a construção de cisterna de placas 16 mil litros de capacidade de armazenamento. Outras ações envolvem um minicurso de produção de eventos esportivos e oficinas de velas ecológicas, reaproveitando óleo de cozinha, de marketing para serviços turísticos, de acessibilidade urbana e desenho universal e de associativismo e cooperativismo, voltada a lideranças comunitárias. 

Para a professora Régia Lopes, Pró-Reitora de Extensão no IFRN, a viagem tem importância múltipla: “além de ser a primeira que o Instituto integra a missão, do ponto de vista acadêmico, é ainda mais valoroso, pois ações como essas contribuem na formação do cidadão. Levar o aluno a outros ambientes que não o de estudo, para vivenciar realidades em outras localidades do país, encarando realidades diversas da sua, vivenciando problemas sociais com os quais possa lidar. É, enfim, oportunidade de usar o conhecimento adquirido com a formação cultural, pessoal e acadêmico na construção de uma sociedade mais equilibrada", disse.

Seleção

Com o objetivo de contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país, o Projeto Rondon busca a integração social, envolvendo estudantes em ações de desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Os estudantes que viajarão à Serra do Cachimbo foram selecionados, via edital, de acordo com as particularidades da proposta do projeto. Sendo a primeira vez que o IFRN participa do Projeto Rondon, o instituto é o único do Nordeste na edição 2017 da Operação.

Para a professora Juliana, que coordena a equipe do IFRN, o Projeto Rondon é uma via de mão dupla, pois: “tanto consiste em uma excelente oportunidade para os estudantes levarem o conhecimento acadêmico da sala de aula para a comunidade, como proporciona a eles uma experiência transformadora capaz de mudar a perspectiva e a visão de mundo, trazendo para-lhes uma formação profissional mais humana e mais solidária”, disse. 

As despesas referentes à hospedagem, alimentação e ao transporte de toda a viagem serão custeadas pelo Projeto Rondon/Ministério da Defesa e pela prefeitura municipal de Paranaíta, ao IFRN caberá o custeio do seguro viagem. A programação da viagem inclui ainda hospedagem e alimentação no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, da Força Aérea Brasileira, que fará o apoio operacional e a logística de toda a operação. 

Links

Facebook - Imagens da viagem precursora

Ações do documento

Página em carregamento