EXTENSÃO

IFRN participa da 5ª edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Estado

Projetos foram apresentados pelos Campi Canguaretama e Natal-Cidade Alta do Instituto

Publicada em 03/04/2019 Atualizada há 1 ano

Alunos dos Campi Canguaretama e Natal-Cidade Alta expuseram projetos na 5º Femptur

Nos dias 29 e 30 de março, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), fez parte dos mais de 100 estandes de programação da 5º edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Estado (Femptur). O evento faz parte do 10º Fórum de Turismo do RN e recebeu projetos dos campi Canguaretama e Natal-Cidade Alta, no Centro de Convenções de Natal.

Durante os dois dias de evento, alunos do Instituto expuseram projetos desenvolvidos nos respectivos Campi, voltados ao setor turístico do estado. Para o pró-reitor de Extensão em exercício do IFRN, Thiago Loureiro, “é através de eventos como a Feira, que é possível mostrar à sociedade todo potencial da Instituição”. Thiago comentou ainda a importância da participação dos estudantes em atividades externas: “com certeza é um momento de amadurecimento, crescimento e aprendizado onde o aluno se sente reconhecido e valorizado, expondo aquilo que ele mesmo desenvolveu em seu campus”, disse.

Os Projetos

Maria José Pimentel, aluna do Curso Técnico Integrado de Gestão de Turismo do Campus Canguaretama, descreve seu projeto como “uma ferramenta de análise do potencial turístico da Comunidade Indígena do Catu (turismo de base étnica).” Maria é moradora do Catu e explica que o objetivo da iniciativa é “propor que atividades rotineiras da povoado se tornem atividades turísticas, a fim de que o turista venha a ter uma experiência viva do que a comunidade realiza no seu cotidiano.”

Arione Arantes, também estudante do Curso de Gestão em Turismo, expôs o projeto “Análise e perfil de satisfação do turista de Pipa”. Segundo Arione, a principal finalidade de seu projeto é “obter o conhecimento do perfil e a satisfação dos turistas da região”. Para ele, a ação viabiliza “estimular e desenvolver novos produtos para a localidade, com o intuito de não cessar a renda gerada que é tão importante para o estado”.

Experiências

Maria José definiu a Femptur como “uma prática inovadora”, além de destacar como “uma oportunidade incrível” para ela enquanto aluna. “Para mim essa participação é uma forma de divulgar o nosso trabalho no Campus, e também propagar a cultura indígena tão pouco falada”, explicou. Arione ressaltou o conhecimento aplicado através do projeto: “a minha vivência foi presenciar a motivação das pessoas em visitar Pipa, por meio da oportunidade que tive em poder repassar meu aprendizado para elas”, disse.

De acordo com Carlos Eduardo Freire, diretor do Campus Natal-Cidade Alta, “dispor de um eixo de turismo, hospitalidade e lazer é muito significativo, pois a partir disso é possível mostrar para todo o estado o nosso fazer”. O diretor também destacou a realização de network, por meio de eventos como a Femptur: “de alguma forma conseguimos realizar esse trabalho e fazer com que os nossos alunos conheçam outras realidades. É através da extensão que unimos o ensino à prática profissional’, concluiu.

A Femptur

Em sua quinta edição, a Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN contou com mais de 100 estandes, além de um palco para apresentações culturais, áreas para exposição e comercialização do artesanato potiguar; arena gastronômica, espaço para a produção associada ao turismo e lounge interativo-cultural. O evento teve como meta principal divulgar, promover e valorizar o turismo e a cultura do Rio Grande do Norte, através de ações integradas. O público alvo reuniu do profissional, ligado à atividade turística, a famílias de todo o Estado interessadas em conhecer cada vez mais as riquezas turístico-culturais potiguar que está em permanente processo evolutivo.

extensao