Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EVENTO

IFRN Natal-Central realiza evento franco-brasileiro sobre Cidades Inteligentes e Big Data

2ª Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes acontece até 10 de novembro

Publicada em 08/11/2017 Atualizada há 1 ano

Mesa de honra da abertura do evento. Foto: Jônatas Moura.

A solenidade de abertura da 2ª Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes aconteceu na manhã desta quarta (8) no Miniauditório do Campus Natal-Central. Na ocasião houve uma palestra proferida por Mohand Boughanem (Universidade de Toulouse – França), tendo como tema “Social Media Search and Mining”.

Participaram da solenidade o reitor do IFRN, professor Wyllys Farkatt Tabosa; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Márcio Azevedo; o diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Natal-Central, professor Samir Cristino de Souza; o diretor Acadêmico de Gestão e Tecnologia da Informação do Campus Natal-Central, professor Ronaldo Maia; os coordenadores do evento, professor Plácido Neto, do Campus Natal-Central, e Genoveva Vargas Solar, do CNRS, França; e o superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), Jairo Augusto. Além disso, a abertura contou com a presença dos professores e pesquisadores que vão proferir palestras durante o evento. 

Na ocasião, o reitor do IFRN, professor Wyllys Tabosa, enfatizou a importância do Instituto receber o evento e sugeriu que as próximas edições sejam realizadas nos campi do interior. A coordenadora do evento, Genoveva Vargas Solar, do CNRS, França, parabenizou o empenho do IFRN na organização do evento, que teve sua primeira edição realizada na França.

A 2ª edição da Escola reúne especialistas sobre cidades inteligentes e tópicos relacionados, como internet das coisas, Big Data e computação em nuvem. Esta edição tem como palestrantes professores do Instituto Federal de São Paulo (Brasil), Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), CNRS (França), Universidade de Paris (França) e Universidade de Toulouse (França). Participam da programação, ainda, profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), do Laboratório Franco-Mexicano de Informática e Sistemas de Controle – LAFMIA (França/México) e do Barcelona Supercomputing Center – BSC (Espanha).

Sobre o evento:

Cidades Inteligentes é uma iniciativa mundial que leva a explorar melhor os recursos em uma cidade para oferecer serviços de nível superior às pessoas. As cidades inteligentes estão relacionadas a detectar o status da cidade e atuar de novas formas inteligentes em diferentes níveis: pessoas, governo, carros, transportes, comunicações, energia, edifícios, bairros, armazenamento de recursos, etc.

Uma visão da cidade do "futuro", ou mesmo da cidade do presente, baseia-se na integração da ciência e da tecnologia através de sistemas de informação. Um futuro que exigirá repensar as relações entre tecnologia, governo, negócios, academia e comunidade de pesquisa.

O desenvolvimento de tecnologias digitais nas diferentes disciplinas, nas quais as cidades operam, direta ou indiretamente, irá alterar as expectativas entre os responsáveis pela administração local. Cada cidade é um ecossistema complexo com muitos subsistemas para funcionar, como trabalho, comida, roupas, residências, escritórios, entretenimento, transportes, água, energia etc. Com o crescimento dos espaços urbanos, há mais caos, e a maioria das decisões são políticas, não existindo padrões comuns de decisão. A inteligência, às vezes, é digital, muitas vezes, analógica e, quase inevitavelmente, humana.

Serviço:

O que: 2ª Escola Franco-Brasileira de Big Data e Cidades Inteligentes

Quando: 8 a 10 de novembro

Onde: Miniauditório do Campus Natal-Central do IFRN 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas