Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Jif's 2017

Com delegação recorde, IFRN participa da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Evento tem início na terça-feira (8), em Minas Gerais; Instituto compete com 74 estudantes em oito modalidades

Publicada em 02/10/2017 Atualizada há 1 ano

74 atletas disputarão nos seis dias de Jogos. Foto: Thuan Duarte

Após o sucesso na etapa Nordeste, onde sagrou-se campeão geral, o IFRN vai com seus alunos atletas a Minas Gerais, sede da final nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). Reunidos em Poços de Caldas, 1.200 estudantes-atletas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país que venceram as etapas locais e regionais nas treze modalidades que compõem a competição. Do IFRN, 74 atletas-estudantes disputam as modalidades: Atletismo, Futebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Areia e Xadrez. A edição 2017 dos Jif's acontece de 3 a 8 de outubro.

Para Gizelda Maia, professora responsável pela equipe de volêi masculino, os Jif’s têm um significado muito grande para os estudantes: “nossos alunos criam muita expectativa nesses jogos, que são um momento de integração, de socialização e de vivência que eles nunca pensaram em ter. Isso os leva a participar da competição com muita alegria, determinação e responsabilidade”. Falando sobre a delegação, Gizelda dia ainda que, com relação a delegação do IFRN, as expectativas são as melhores possíveis: “estes jogos são sempre muito bem organizados; os profissionais envolvidos, interagindo entre si, nos dão um retorno muito grande em termos de perspectiva. Nós professores, que estamos com os atletas desde as competições de campus, temos dado o máximo na preparação dessas equipes”. Ao fechar a sua fala, a professora falou de medalhas: “Vamos à Minas buscar ouro, prata e bronze. De lá, a certeza é trazer na bagagem muitas medalhas de experiências de vida.”

SOBRE OS JOGOS

Organizado pelo IF Sul de Minas, o evento tem abertura marcada para às 20h desta terça, 3/8, no Centro de Convenções Cenacon, em Poços de Caldas. Os jogos acontecerão até o domingo (8) em diversos centros esportivos cedidos pela Prefeitura da cidade-sede da competição. Para acompanhar os alunos do IFRN, 14 servidores completam a delegação de atletas: são professores, técnicos (treinadores), profissionais da saúde, além de equipe de comunicação. 

Os JIFs são promovidos pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec). Os jogos são acontecem em 3 etapas: a local, na própria instituição; a regional, que reúne os melhores por estado e, por fim, a final, reunindo o grupo da etapa regional. O evento objetiva confraternizar através do esporte aqueles que fazem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas