IFRN lança projeto no Campus São Paulo do Potengi

O "Viver com Dignidade" terá sua abertura hoje, no auditório do Campus

Publicada em 04/06/2014 Atualizada há 1 ano

Participantes vivenciaram momento de integração na semana que antecedeu o lançamento do Projeto

Dando início às atividades de extensão do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, a professora de educação física Maria Elizabete Aquino, junto com os estudantes Paulo Roberto e Jéssica Lorrayne e apoiada pela Diretoria-Geral do Instituto, lança, hoje, 04 de junho, o projeto intitulado “Viver com Dignidade”. A abertura solene está agendada para às 08h30, no auditório do Campus.

O projeto, que conta com a parceria da Prefeitura de São Paulo do Potengi, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania, pretende integrar idosos do munícipio utilizando práticas corporais e de socialização. Ao todo são trinta e dois participantes, com idade entre 60 e 80 anos.

Selecionada pelo Edital de extensão nº 01/2014 do IFRN, a iniciativa já deu seus primeiros passos: na semana que antecedeu o lançamento oficial, os primeiros integrantes se reuniram na sala de videoconferência do prédio-sede do Campus, quando foram apresentados uns aos outros e conheceram as instalações da Escola. Como o Sr. Miguel: viúvo há oito meses e pai de três filhas, o agricultor aposentado falou da satisfação pela oportunidade de ser parte do grupo e se mostrou animado durante as dinâmicas realizadas.

Na sequência das ações, uma avaliação foi realizada pela professora Maria Elizabete: “Considero ímpar a oportunidade de poder desenvolver o trabalho também com a comunidade do Potengi, visto que já participei de projetos afins em outras instituições (privadas e públicas) em que trabalhei. Acredito que trabalhar com idosos é reelaborar o tempo inteiro a nossa condição de humanidade. Espero que o projeto possa contribuir com essa comunidade, ampliando o olhar sobre o envelhecer com dignidade”, explica.

Com atividades como consciência corporal, dança, natação, hidroginástica, ginástica, pilates, artes, palestras educativas, oficina de sabão e letramento, o “Viver com Dignidade” se designa como alternativa de projeto de vida aos mais velhos. A intenção é conscientizar os integrantes do grupo de que eles são capazes de planejar, produzir e reorganizar suas vidas. Para Elizabete, é uma forma de eles “se reconhecerem como partícipes da sociedade, espaço onde o invisível possa alcançar de forma plena a sua visibilidade”.

Os estudantes Paulo Roberto e Jéssica Lorrayne, do curso de Edificações subsequente e bolsistas extensionistas do “Viver com Dignidade”, se mostraram bastante integrados ao grupo. Jéssica se disse empolgada, frisando seu interesse pelo projeto: “sempre fui apegada a meus avós... Adoro estar com gente mais velha, mais experiente”.

Realizadas às terças e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, as atividades do projeto “Viver com Dignidade” poderão ser acompanhadas via internet, com fotos e vídeos, através da página do IFRN na internet e pelo Facebook. A abertura solene é aberta ao público e deverá contar com a presença de autoridades locais e de familiares dos idosos.

O quê: lançamento do Projeto de Extensão “Viver com Dignidade”;

Onde: auditório do Campus São Paulo do Potengi do IFRN;

Quando: quarta-feira, 04 de junho, 08h30;

Quem: corpo acadêmico e comunidade de São Paulo do Potengi.

extensao