Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

IFRN, Funcern e Femurn discutem parcerias para beneficiar municípios do estado

Reunião aconteceu nesta quianta-feira (19), na sede da Femurn

Publicada em 20/10/2017 Atualizada há 1 ano

Encontro aconteceu na sede da Femurn

Na tarde desta quinta-feira (19), o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Luiz Bênes Leocádio de Araújo, recebeu o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, além de outros dirigentes do Instituição de ensino e da sua Fundação de Apoio (Funcern) para discutir parcerias que promovam o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Da Funcern, estiveram presentes o superintendente Jairo Santos; o gerente de projetos Erivan Sales do Amaral e o coordenador de Projetos, Emerson Cortez. Do IFRN, participaram aindo o ouvidor Belchior de Oliveira Rocha e o assessor de Suporte Organizacional Francisco das Chagas Mariz Fernandes. O diretor geral da Femurn, Edivan Martins, também esteve presente à reunião.

O reitor Wyllys Farkatt apresentou as principais possibilidades de parcerias. Além do apoio na capacitação de professores da educação básica, o reitor apontou ainda o uso do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para gerar maior eficiência à administração dos municípios. "Já temos acordos de cooperação com outras instituições, inclusive federais. A Funcern é um dos canais para possibilitarmos essas parcerias. Ela nos garante segurança jurídica", explicou.

O superintendente da Fundação de Apoio ao IFRN falou sobre as cooperações já estabelecidas com instituições como o Ministério Público do Estado. "Há 18 anos atuamos com a coordenação de projetos para a promoção da ciência e da tecnologia. Outras expertise nossa é no âmbito dos concursos públicos", lembrou. Para o ouvidor do IFRN, as parcerias entre o Instituto e a Femurn devem ter o objetivo central de criar cinturões de desenvolvimento nas diferentes regiões do estado.

O presidente da Femurn expressou sua alegria em discutir as parcerias. Ele foi prefeito de Lajes, cidade que possui hoje um Campus Avançado do IFRN. "Sei que a Instituição têm a capacidade de mudar toda região onde se instala", declarou. Para finalizar, o reitor Wyllys Farkatt destacou a importância de reforçar junto à bancada federal o pedido de apoio para a transformação dos campi avançados Parelhas e Lajes em campi efetivos. "Isso nos dará condições de ampliar nossa atuação nas cidades, com a contratação de mais servidores e o aumento das vagas ofertadas", explicou o reitor.