Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONSUP

Conselho Superior empossa novo ouvidor do IFRN

Gelson Pirantiny da Silva, agora, realiza serviço aberto ao cidadão para escutar elogios, sugestões e denúncias

Publicada em 04/10/2019 Atualizada há 1 ano

Gelson Pirantiny da Silva, novo ouvidor empossado pelo Consup

Na última sexta-feira, 27, aconteceu às 15h na Sala de Atos da Reitoria do IFRN, a reunião ordinária do Conselho Superior (Consup) do Instituto, para posse dos novos membros. Entre os novos membros empossados está Gelson Pirantiny da Silva, que assume a função de novo ouvidor do Instituto. Como ouvidor o servidor receberá elogios, sugestões e reclamações dos cidadãos, em canal de comunicação aberto. "Fiquei honrado pela minha indicação, visto que é uma tarefa que demanda maior proximidade com a comunidade acadêmica, de poder prestar um bom atendimento a sociedade e ser parte da solução de problemas que angustiam aqueles cidadãos, que muitas vezes procuram este canal, nas últimas esperanças, após serem esgotadas todas as demandas administrativas, no seu Campus", relata.

Para ele, a nova atribuição traz novas metas: "Vejo como desafio melhorar mais ainda o serviço prestado, auxiliar na implantação de uma corregedoria para coordenar às informações com as outras comissões de correição e tornar este canal de serviços fonte de informações gerenciais para os diversos gestores da Instituição", conta. 

Trajetória

Gelson Piratiny Oliveira da Silva foi ex-aluno da Instituição no curso técnico integrado de Eletrotécnica (1997-2000) e no curso superior de Licenciatura em Física (2003-2006). O servidor entrou em exercício no Instituto em 2009, no cargo de Assistente em Administração e passou a trabalhar no Campus Apodi, onde exerceu as atribuições de Comunicação Social e Eventos. "Foi um período de muitas movimentações internas no IFRN, que logo após 1 ano de atividades, fui remanejado para o Campus Currais Novos, onde trabalhei na secretaria acadêmica. Desejoso para ficar mais próximo de meus familiares em Natal, concorri novamente ao remanejamento interno e fui selecionado para trabalhar na reitoria, no setor da secretaria executiva do gabinete do Reitor. Foi nesse setor que passei a executar atividades relacionadas a correição e tive as primeiras experiências na ouvidoria", relata. 

Sua primeira experiência como ouvidor teve início em 2014, nos afastamentos legais do Professor Enilson Araújo Pereira, que logo após se aposentar, foi substituído pelo professor José de Ribamar de Oliveira, na qualidade de ouvidor Pró-Tempore, até a nomeação do Professor Belchior de Oliveira Rocha, ex-Reitor do IFRN, em novembro de 2016. Gelson ainda destaca que, "durante o período de exercício de Belchior na ouvidoria, houveram modificações importantes na plataforma de gestão e tratamento das manifestações dos usuários", pois anteriormente as informações eram trabalhadas por meio de planilha para um sistema integrado nacional de ouvidorias, o E-OUV, implantado em 2018, pela CGU-Controladoria Geral da União. 

Em 16 de setembro de 2019, com a aposentadoria de Belchior, Gelson foi convidado a assumir a ouvidoria na qualidade de Ouvidor Pró-Tempore até sua atual nomeação para ouvidor titular, realizada após a reunião do Conselho Superior, em 27 de setembro de 2019. 

Consup

O  Conselho Superior é o órgão colegiado máximo do IFRN, com poder de sugerir e decidir sobre documentos, normas e ações do Instituto. Ele é formado pelo presidente (reitor); por representantes dos professores; dos técnicos administrativos; dos alunos; dos ex-alunos; da sociedade civil; do MEC e do Colégio de Dirigentes (formado pelos diretores-gerais e diretores sistêmicos dos Instituto).

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas