Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

IFRN e Université de Montpellier firmam Acordo de Cooperação Internacional

Convênio permitirá o intercâmbio de servidores docentes e administrativos

Publicada em 24/08/2016 Atualizada há 12 meses

Acaba de ser firmado entre o IFRN e a Universidade de Montpellier (França) um Acordo de Cooperação Internacional. Pelo acordo, as instituições comprometem-se a implementar o intercâmbio de pessoal docente e administrativo para palestras, simpósios, pesquisas e conferências em conjunto, de materiais acadêmicos, publicações e informações relevantes. O documento também estabelece a possibilidade de intercâmbio de estudantes e de pós-doutorandos, bem como a criação de um programa de pós-doutorado conjunto.

Pela Universidade de Montpellier, assinou o acordo o professor Jacques Gleyse, diretor do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Didática, Educação e Formação (LIRDEF), instalado na Faculdade de Educação da referida universidade. O servidor Avelino Neto, professor de Filosofia do Campus Canguaretama, representa o IFRN. Soma-se a ele uma equipe de nove servidores, das áreas de Educação Física, Artes-Teatro, Dança e Produção Cultural, de outros cinco campus e membros de dois grupos de pesquisa institucionais: o Grupo de Estudos em Filosofia e o Grupo de Pesquisa Corpo, Esporte e Movimento.

Os contatos de pesquisa entre o Instituto Federal do Rio Grande do Norte e a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier se iniciaram em 2014, através da Prof.ª Terezinha Petrucia da Nóbrega, da UFRN. Orientadora de doutorado do prof. Avelino, ela viabilizou a realização de uma cotutela de tese sob a orientação do Prof. Jacques Gleyse. Naquele ano, o IFRN já participou da organização do I Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", no qual os professores da instituição apresentaram suas comunicações. Desde aquele ano, pesquisadores franceses passaram a fazer parte dos conselhos científicos das revistas Holos e Dialektiké, bem como a publicar nestas revistas e na Editora do IFRN. 

Com o presente acordo, esta cooperação preexistente se oficializa, e terá duração de cinco anos. Já estão previstas algumas atividades, como videoconferências de pesquisa ao longo do segundo semestre de 2016 e a realização do III Simpósio Internacional Franco-Brasileiro, a ser realizado em Montpellier, em junho de 2017.

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas