Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

IFRN e Universidade de Montpellier realizam mais uma atividade conjunta

Da atividade surgiu a possibilidade de trazer o V Simpósio Internacional Franco-Brasileiro para Natal

Publicada em 10/07/2017 Atualizada há 1 ano

No mês de maio, o Prof. Salim Mokaddem visitou o IFRN. Em junho, aconteceu mais uma atividade do acordo de cooperação estabelecido entre o IFRN e a Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier, França. Uma equipe de três professores de nossa instituição esteve em visita técnica e em um simpósio.

Os professores Alison Batista (Campus Parnamirim), Analwik Tatielle (Campus Cidade Alta) e Avelino Neto (Campus Canguaretama) participaram de reuniões com o responsável pelo Setor de Relações Internacionais, o Prof. François Henn, e com o Prof. Jacques Gleyse, diretor do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Didática, Educação e Formação (LIRDEF), que também é o representante da instituição francesa no acordo de cooperação. Na ocasião, foram apresentadas as ações já realizadas, bem como discutidas possíveis atividades para 2017 e 2018. “Temos pensado na inserção de outras áreas nesse convênio como engenharias e tecnologias. Conversamos sobre intercâmbio de licenciandos e professores das duas instituições, realização de doutorado e pós-doutorado para os nossos docentes, além da possibilidade de o IFRN receber o Professor Jacques Gleyse como professor visitante em 2018. E ainda há parceria na publicação de escritos com a contribuição de pesquisadores de ambas as universidades”, contou o professor Alison Batista. 

Além da visita técnica, a equipe do IFRN participou do III Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", do qual o Prof. Avelino Neto participa da organização, desde a primeira edição, em 2014. Representando também o Grupo de Pesquisa Estesia, da UFRN, no qual atua como pesquisador, o referido servidor também participou da mesa-redonda de encerramento do simpósio. Alison destacou a importância de levar os projetos do IFRN ao evento: “O simpósio foi proveitoso, pois tivemos a oportunidade de apresentar pesquisas que foram desenvolvidas em nossos respectivos campi, sendo as mesmas reconhecidas positivamente em função de sua qualidade. ”  Além do IFRN e da Universidade de Montpellier, a UFRN também participa da organização do Simpósio desde a primeira edição, através do Grupo de Pesquisa Estesia, coordenado pela professora Petrucia Nóbrega.

Agora, os pesquisadores prepararam os textos a serem divulgados nas publicações do evento. A equipe do IFRN, em parceria com o Grupo de Pesquisa Estesia/UFRN, também começa a articular a organização do IV Simpósio Internacional Franco-Brasileiro, a ser realizado em Natal, no segundo semestre de 2018. O professor Avelino Neto, que faz parte da organização do evento, contou sobre o planejamento dessa próxima edição: “Pretendemos realizá-lo ou no segundo semestre de 2018, ou no início de 2019. A data depende dos editais de financiamento das agências de fomento à pesquisa. A temática do evento se circunscreverá em torno da consciência e da imagem corporais. Terá duração de três dias e acontecerá concomitante ao V Colóquio Internacional Corpo e Cultura do Movimento e ao I Congresso Internacional de Estesiologia. Estes eventos reúnem estudantes e pesquisadores brasileiros e franceses, de diversas áreas do conhecimento, tendo como objetos principais de estudo o corpo e o sentir. Na organização, além dos representantes do IFRN, contamos com os professores Petrucia Nóbrega e José Pereira, com os quais vários pesquisadores do IFRN temos parcerias de formação e de pesquisa. ”

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas