Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

IFRN receberá pesquisadores franceses

Instituição foi uma das 10 contempladas em todo país por chamada pública do Conif

Publicada em 21/01/2016 Atualizada há 12 meses

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica divulgou o resultado da chamada pública 1/2015 para adesão ao Programa de Pesquisadores Franceses. O IFRN foi uma das 10 instituições selecionadas. 

O Programa é uma iniciativa do Conif em uma parceria com a Embaixada Francesa. O objetivo é fomentar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural envolvendo as instituições brasileiras e os liceus franceses. As instituições contempladas vão receber mestrandos em Letras que atuarão em projetos voltados ao ensino da língua francesa. 

As atividades dos pesquisadores franceses no Brasil terão duração de nove meses, devendo ser cumpridas entre setembro de 2016 e junho de 2017, com carga horária semanal de 12 horas de aula e outras 6 horas extraclasse. As instituições brasileiras arcarão com o pagamento de auxílio mensal aos estagiários. O valor da bolsa poderá ser de R$ 2 mil ou R$ 2.500. A Embaixada da França ficará responsável pela compra dos bilhetes aéreos e pelo pagamento do seguro-saúde.

Além do IFRN, foram selecionados os institutos federais do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), do Maranhão (IFMA), do Piauí (IFPI), do Espírito Santo (Ifes), do Rio de Janeiro (IFRJ), do Paraná (IFPR), de Santa Catarina (IFSC) e Sul-rio-grandense (IFSul). A seleção das propostas foi feita por equipe composta por membros da Câmara de Relações Internacionais e da Assessoria de Relações Internacionais do Conif e da Embaixada da França. 

Acesse:

Chamada Pública 1/2015-Conif

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas