Capacita Brasil

IFRN e Instituto Benjamin Constant firmam parceria para capacitação de profissionais

O projeto visa a promover formação inicial na área de deficiência visual e será realizado de 11 a 14 de julho.

Publicada em 01/07/2016 Atualizada há 1 ano

De 11 a 14 de julho, os servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participarão do Projeto Capacita Brasil, promovido pelo Instituto Benjamin Constant (IBC). A capacitação, que integra uma jornada nacional, ocorrerá no campus Natal-Central do IFRN, com o objetivo de prestar uma formação inicial na área de deficiência visual a profissionais da educação.

Serão oferecidas 90 vagas para servidores do IFRN, dentre eles docentes e técnicos-administrativos (pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros); todos envolvidos na educação de alunos com alguma deficiência visual ou mesmo preparando-se para recebê-los. Além da palestra de abertura, os participantes realizarão as seguintes oficinas: Baixa Visão, Orientação e Mobilidade, Produção de Material Didático Especializado e Produção de textos em Braille.

Atualmente, o IFRN conta com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), que tem por finalidade contribuir com a implementação de políticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidades específicas, dando suporte a esses alunos, bem como a todos os profissionais envolvidos no processo de educação. Sendo assim, esta Jornada vem não só capacitar os servidores, mas também contribuir para a consolidação do NAPNE e das políticas inclusivas desta instituição de ensino.

A solenidade de abertura do evento ocorrerá no Miniauditório do Campus Natal Central do IFRN, no dia 11 de julho, a partir de 9h, com a palestra “O IBC: natureza, competências e atividades desenvolvidas”.

1º dia 11/07

2º dia 12/07

3º dia 13/07

4º dia 14/07

1. Credenciamento;

2. Abertura do evento, IFRN e IBC;

3. Palestra de abertura.

10:20 às 12h

Continuação - Palestra

- Deficiência Visual: conceituação;

- Inclusão da pessoa com deficiência visual.

Oficina 1

Carga horária 4h

Para todos os participantes

15:20 às 17h

Oficina 1

Oficina 4 – G2

Encerramento do evento – IFRN e IBC.