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RECONHECIMENTO

IFRN é destaque na coleta de dados sobre espírito empreendedor em 2018

20/02/2019 - A Instituição conquistou o primeiro lugar entre os Institutos Federais do Brasil

IFRN é destaque na coleta de dados sobre espírito empreendedor em 2018

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) obteve o primeiro lugar entre os Institutos Federais do Brasil, conforme a edição brasileira do estudo Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey (Guesss). A iniciativa tem como objetivo caracterizar o espírito, as atividades e intenções empreendedores de estudantes universitários, de todos os níveis de estudo e em todos os cursos universitários das instituições de ensino participantes. O Guesss ainda avalia as condições de ensino e apoio a atividades empreendedoras dos estudantes em numerosas regiões do mundo. O Instituto também ficou em quarto lugar na coleta de dados entre as Instituições de Ensino Superior do Norte-Nordeste e entre os 12 melhores aplicadores do país. Mais de 200 instituições de ensino de todo Brasil participaram do levantamento.

Banco de dados

“É uma grande vitória, visto que instituições de dimensões da Universidade de São Paulo (UsP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA) participaram da coleta. Desse modo, teremos um banco de dados bastante rico para análise de diretrizes e diagnóstico do cenário empreendedor do nosso corpo discente”, afirma o professor Dr. Felipe Neves, docente da disciplina de de Empreendedorismo, do Campus Nova Cruz do IFRN e coordenador do Guesss no Rio Grande do Norte. Felipe destaca a importância de estudos como esses para internacionalização do IFRN: “O Brasil ficou em segundo lugar no ranking internacional, e o IFRN contribuiu substancialmente para este resultado. Iniciativas como essa reforçam a importância de nossa instituição no cenário nacional, mas também permite que a comunidade internacional tome conhecimento sobre a relevância do IFRN”.

Ele também fez questão de agradecer ao apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi): "possibilitou a considerável superação da meta inicial de aplicações". O docente destacou, também, sua gratidão a diversos servidores envolvidos no estudo nos demais campi do estado.

Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil 

O estudo serve como base para se avaliar as condições do ensino ligado ao empreendedorismo em variadas áreas de formação superior (da Matemática à Sociologia, da Medicina à Teologia, da Administração aos Estudos Internacionais, etc.), por meio de comparativos nacionais e internacionais, inclusive propiciando o benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, usado para auxiliar na gestão das empresas). Além disso, contribui para a geração de recomendações de melhoria de práticas e políticas – inclusive políticas públicas – visando o aperfeiçoamento de competências e recursos das instituições de ensino superior para melhor prepararem futuros profissionais, principalmente aqueles que tomarão algum tipo de iniciativa empreendedora.

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