IFRN e AFS promovem troca cultural entre estudantes de 10 países

Encontro intercultural aconteceu entre os campi Canguaretama e Natal-Central

Publicada em 02/07/2018 Atualizada há 1 ano

Estudantes brasileiros e de outros 10 países que participaram do II Encontro Intercultural. Foto: Thuan Duarte

Quem conhece a professora Iaçonar Miranda, do Campus Natal-Central do IFRN, sabe que ela é uma entusiasta da internacionalização. “Aprender novas línguas ajuda a reconstruir o funcionamento do nosso cérebro e a entender mais o posicionamento do outro”, declarou no II Encontro Intercultural que aconteceu na última semana no Campus Canguaretama do Instituto, no dia 25 de junho.

Iaçonara foi para Canguaretama acompanhada por 32 estudantes de 10 países diferentes. Desde o dia 18 de junho, eles estão no Campus Natal-Central, vivenciando uma imersão na cultura brasileira e potiguar. Todos são intercambistas e contam com o acompanhamento da AFS Intercultural Programs. A AFS se apresenta como uma “comunidade inclusiva de cidadãos globais”, com o objetivo de construir um mundo mais justo socialmente.

Pela manhã, os intercambistas visitaram a comunidade indígena Catu. À tarde, dividiram com os estudantes do Campus Canguaretama vivências relacionadas a programas de intercâmbio. Após uma mesa-redonda em que falaram a professora Iaçona, o diretor-geral do Campus, Valdelúcio Pereira, o diretor-acadêmico, Flávio Ferreira, e o coordenador de Extensão, Helber Wagner da Silva, estudantes do Brasil, México e Alemanha compartilharam suas experiências em um painel sobre intercâmbio. O professor Alberis Eron reforçou: “é a oportunidade de compartilharmos não só conhecimentos, mas também cultura”.

O painel contou com a participação de Justin Ludwig McArthur e Timothy Luca Frank, da Alemanha, Alba Melissa Flores Castro, do México, Luiza Arnauld e Ewelyn Roanne, brasileiras. Justin e Timothy estão no Brasil através da AFS. Alba faz intercâmbio no Brasil através de Bolsa Santander. Luiza passou um ano nos EUA através do Community College Initiative Program, da Fulbright, enquanto Ewelyn é a representante do Rio Grande do Norte nos EUA no Programa Jovens Embaixadores.

O evento teve a organização dos próprios alunos do Campus Canguaretama. Por meio da Coordenação de Extensão, estudantes do Curso Técnico em Eventos e do Curso Tecnólogo em Gestão de Turismo atuam na Eventur JR e colocam em prática os conhecimentos compartilhados em sala de aula. No evento realizado no dia 25, além da visita à comunidade Catu e o painel sobre intercâmbio, eles promoveram ainda um momento de vivência das festas juninas típicas do Nordeste brasileiro, com trio de forró, quadrilha e comidas típicas.

“Nosso objetivo é construir cada vez mais momentos de integração entre os campi do IFRN. Junto com a AFS, pensamos que é uma forma de levar a importância da internacionalização para todas as regiões do estado e proporcionar a eles um conhecimento mais abrangente sobre o Brasil”, completou a professora.

extensao