Educação a Distância

IFRN discute proposta de mestrado profissional em rede

Servidores do Campus EaD e gestores debatem o assunto em congresso de ensino superior

Publicada em 20/10/2017 Atualizada há 1 ano

Servidores participam de GT sobre mestrado em rede

Servidores do Campus EaD do IFRN participam do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e do III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância – ESUD 2017. O evento está ocorrendo na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, em Rio Grande/RS, no período de 16 a 20 de outubro de 2017. Na oportunidade, acontecem debates e reuniões em torno do GT criado pela Associação Universidade em Rede – UNIREDE, a fim de elaborar proposta de mestrado profissional em Rede, com enfoque em tecnologias educativas.

A UNIREDE é uma associação que reúne mais 60 instituições públicas, entre universidades e institutos federais, visando à promoção do desenvolvimento científico e tecnológico da educação a distância, além da interlocução, articulação e interação entre os mais variados setores e órgãos governamentais para a proposição de políticas públicas para a EAD.

Como membro da UNIREDE, o IFRN é representado institucionalmente pelos professores Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino, e Albérico Canário, diretor acadêmico do Campus EAD do IFRN. Além destes, o professor Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, integra o GT que discute a implantação do mestrado no âmbito daquela associação.

“A proposta está em discussão, na fase de definições, como sua área de concentração, que poderá ter foco em ensino. O público-alvo será de professores da educação básica, importante indicador para a democratização do acesso à pós-graduação stricto sensu e de valorização dos profissionais da educação básica. Outro ponto que merece destaque é o enfoque em tecnologias, fator importante para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Por fim, diria que a proposta é inovadora, porque se trata de um mestrado em rede, que poderá nascer de uma rede já consolidada, que é a UNIREDE”, analisa o pró-reitor de Pesquisa do IFRN.