Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência e Tecnologia

IFRN discute parceria com município de Parnamirim

Acordo de cooperação tem foco na implantação de um parque tecnológico

Publicada em 06/02/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Teotônio Roque / Funcern

Na manhã desta terça-feira (6) autoridades do IFRN, da Funcern e da Prefeitura de Parnamirim se reuniram para discutir parcerias na implantação do Parque Tecnológico Trampolim da Vitória que, a princípio, deverá atuar em duas áreas: Tecnologia e Turismo. A reunião é consequência de um encontro já realizado anteriormente, no dia 1 de dezembro de 2017, quando ficou decidido que a Reitoria elaboraria uma minuta de Termo de Cooperação Técnica com a definição do objeto, bem como das responsabilidades e atribuições das personalidades jurídicas envolvidas. 

Na Minuta apresentada hoje, com a proposta de vigência de dois anos a partir da data de sua assinatura, a Prefeitura de Parnamirim, além de propor as medidas pertinentes para a execução de cada ação, deverá promover a liberação dos recursos financeiros necessários para viabilizar os planos de trabalho. Já o IFRN, juntamente com o Campus Parnamirim, ficará responsável por desenvolver e implementar os projetos, ofertando recursos humanos e materiais. À Funcern, por sua vez, caberá a gestão administrativa e financeira, dando o apoio necessário a execução dos projetos oriundos do acordo.

Na reunião, o Secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia – Dario Medeiros, informou que concomitante ao projeto do Parque Tecnológico, a Prefeitura deverá dar posse a um conselho de ciência e tecnologia e criar um fundo municipal de fomento a essas áreas. O conselho, além de representantes do IFRN e da Prefeitura de Parnamirim, contará também com a participação de outros órgãos e entidades públicas e particulares como UFRN, UnP, Faculdade Maurício de Nassau, Fiern, Fecomércio, Sebrae, SBPC, dentre outros. Aproveitando a ocasião, o Assessor de Suporte Organizacional do IFRN – Francisco Mariz, também sugeriu a participação da Funcern no referido conselho.

Próximos Passos

A Minuta do Acordo de Cooperação deverá ser analisada pela Assessoria Jurídica da Prefeitura de Parnamirim. Ficou agendada uma reunião no dia 23 de fevereiro, no Campus Paramirim, para apresentar o resultado dessa análise e a possível inclusão de novos elementos e propostas que venham a contribuir com a elaboração do documento. A previsão é de que a posse do Conselho de Ciência e Tecnologia, bem como a assinatura do termo, seja realizada em solenidade durante mês de março.

Além dos projetos e ações ligados ao Parque Tecnológico, o documento prevê ainda a continuidade do acordo com outros projetos de capacitação, pesquisa e extensão que envolvam ainda demais campi do IFRN, sendo observadas suas respectivas áreas de conhecimento e atuação. 

 
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas