GESTÃO E PLANEJAMENTO

IFRN discute oferta de cursos para o período de 2019 a 2023

Reunião integra umas das ações de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional

Publicada em 26/10/2018 Atualizada há 12 meses

Discussões foram conduzidas pelo reitor Wyllys Fakatt, em parceria com o pró-reitor de Ensino (Agamenon Tavares) e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Marcos Oliveira)

Entre os dias 25 e 26 de outubro, no auditório da Reitoria, o Colégio de Dirigentes do IFRN, o Comitê de Ensino (Coen) e as comissões de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 discutiram diretrizes relacionadas às ofertas de cursos do IFRN para o período de 2019-2023. O momento contou com a coordenação do reitor Wyllys Farkatt Tabosa, em parceria com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcos Oliveira, e do Pró-Reitor de Ensino, Agamenon Tavares.

Com convocação de diretores gerais e acadêmicos dos 21 campi do IFRN, a pauta de discussão foi a oferta de cursos para o período de 2019 a 2023. O PDI é o principal documento de planejamento da Instituição. Entre outras informações, traz a missão, visão e valores institucionais, além de estabelecer metas quanto ao quer ofertamos em ensino, pesquisa e extensão, além da gestão dos recursos. Um dos pontos mais destacados foi a necessidade de cumprir as diretrizes da lei que criou os Institutos Federais quanto à porcentagem de cursos ofertados e suas modalidades.

"Tivemos bons e responsáveis debates, com definições de diretrizes e com posicionamentos claros para o fortalecimento da identidade do nosso trabalho e do IFRN", declarou o pró-reitor de Ensino. Para conduzir essa análise e adequação, os gestores e comunidades locais têm até o dia 14/11, para fazer a devolutiva à Comissão do PDI. Paralelo à reunião, a comissão central abriu um prazo para que toda a comunidade acadêmica possa fazer sugestões às propostas já delimitadas. A consulta pública está disponível no Suap até o dia 31 de outubro.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023)

Na ocasião, os presentes puderam compreender as demandas relativas às atividades desenvolvidas pelas comissões local e interna que, juntas, trabalham na elaboração do PDI para os próximos cinco anos. Solange Thomaz,  da Pró-Reitoria de Planejamento do IFRN, ressaltou que uma nova consulta pública está disponível para críticas e sugestões relacionados aos quatro eixos abordados pelo Plano. “As comissões locais devem mobilizar toda a comunidade para essa nova etapa”, disse. A consulta está disponível no Suap até 31 de outubro. Estudantes e servidores podem participar e contribuir com o estabelecimento das metas.

Após a atual etapa, as comissões voltam a ler os enunciados e finalizam a minuta definitiva do documento. Posteriormente, o PDI é enviado para o Conselho Superior da Instituição. A previsão para finalização do documento está prevista para dezembro.

Calendário de Referência 2019

Depois de bastante diálogo e análise, o calendário de referência das atividades institucionais foi aprovado pelos dirigentes gerais e acadêmicos. Os dias letivos foram definidos atendendo aos trâmites legais determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Entre as mudanças, estão o estabelecimento de 203 dias letivos, com o intuito de atender às demandas particulares de cada campus, como, por exemplo, os feriados municipais. Nesse sentido, o pró-reitor de ensino, Agamenon Tavares, destacou a necessidade de cumprimento de todos os acordos e a conscientização de que as semanas pedagógicas devem funcionar como dias letivos.

servidores