Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PREMIAÇÃO

IFRN conquista três prêmios na 17º edição da Febrace, realizada pela USP

Evento aconteceu na Universidade de São Paulo e premiou os campi Caicó, Mossoró e Natal-Zona Norte

Publicada em 27/03/2019 Atualizada há 12 meses

David Viana e Ana Clara Costa, vencedores do 4º lugar na Categoria Engenharias

O mês de março foi mais uma etapa de conquistas para os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A Instituição, dentre os diversos projetos desenvolvidos, foi premiada três vezes na 17ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP). A mostra é considerada a maior do Brasil para alunos não universitários no mundo científico.  

AS CONQUISTAS

Na última segunda-feira (22), estudantes dos campi Caicó, Mossoró e Natal-Zona Norte do IFRN foram premiados pelo reconhecimento e desenvolvimento das pesquisas apresentadas. O Campus Natal-Zona Norte, em especial, conquistou o 4º lugar da Categoria Engenharias com o projeto: “a problemática do uso indiscriminado de pesticidas”. A ação foi desenvolvida pelos alunos Ana Clara Costa e David Viana e orientada pelo professor Roberto Lima, que afirmou que “a participação em feiras científicas como a Febrace é um ponto positivo para os alunos e Instituto”. Também ressaltou a pesquisa como uma ferramenta de relevância para o ensino: “a vinculação de nossos alunos à pesquisa fortalece o aprendizado de conteúdos, além de permitir vivenciar a importância de um estudo interdisciplinar e de desenvolver os princípios do estudo científico”, disse.

Na visão de Ana Clara, a experiência foi única. “Foi um momento ímpar participar de uma das maiores feiras do país, onde tivemos a oportunidade de mostrar a força da nossa equipe”. A pesquisadora contou ainda a vivência que obteve durante a viagem: “recebemos feedbacks e sugestões muito boas para aplicar ao projeto e, além disso, foi incrível poder conhecer lugares como a USP e novas pessoas", concluiu.    

Além da Ana Clara e do David, o evento premiou o Projeto “Anti-Drunk” do pesquisador Jaidson Rodrigues, aluno do Campus Mossoró, finalista e ganhador do Prêmio Samsung Internet das Coisas (IoT). A pesquisa consiste em um dispositivo de segurança para redução de acidentes causados por embriaguez ao volante e é orientado pelo professor Jonas Sousa. Para Jaidson, receber esse reconhecimento foi “um enorme incentivo para dar continuidade à iniciativa e estimular novas pessoas”.

Já no Campus Caicó, o ganhador dos prêmios IoT e Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP) foi o projeto Smart Clothes, voltado ao desenvolvimento de sistema inteligente para medições de conforto térmico e monitoramento da postura da coluna vertebral em ambientes de trabalho. A proposta foi elaborada pelos alunos Alysson de Azevedo, Gabriela Dantas, Yasmin de Medeiros e orientada pelo professor Francisco das Chagas.

O INCENTIVO

João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica do IFRN , esteve presente em São Paulo durante a premiação e declara: “é de suma importância poder presenciar o trabalho que o IFRN vem realizando como promotor de projetos de pesquisa”. Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, enfatizou as oportunidades que são possibilitadas através de eventos como a Febrace. “A feira nos proporciona vislumbrar In loco pesquisas integradas como uma forma de fortalecer a educação básica; importante na nossa função social e, ainda, oportuniza trazer potencialidades e inovações para a nossa Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do Instituto”, finalizou. A Diretoria de Inovação Tecnológica é vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

A FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo (USP), uma grande mostra de projetos. A Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Este ano, o evento aconteceu no período de 19 a 21 de março na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Na mostra, os trabalhos são avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, onde os autores dos melhores trabalhos ganham troféus, medalhas e certificados, além de prêmios concedidos pelos parceiros do evento.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas