Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN conquista maior nota do estado em Olimpíada de Geografia
COMPETIÇÃO

IFRN conquista maior nota do estado em Olimpíada de Geografia

20/09/2017 - Das nove medalhas de ouro do RN, oito são do Instituto Federal

IFRN conquista maior nota do estado em Olimpíada de Geografia

Medalhistas do Campus Ipanguaçu e seu orientador, professor Andrey.

A Olimpíada Brasileira de Geografia que, em 2017, chega a sua terceira edição, encerrou as fases online no final do mês de agosto e o resultado levou o Instituto Federal do Rio Grande do Norte ao pódio mais uma vez. Das 138 equipes potiguares inscritas, 67 foram premiadas, sendo 34 do IFRN. Das nove medalhas de ouro que vieram para estado, oito ficaram no Instituto, como é o caso da equipe “Santos que militam” do Campus Ipanguaçu, que alcançou o primeiro lugar do RN, com 79 pontos, figurando entre as cinco maiores notas das regiões Norte e Nordeste.

Orientador da equipe, o professor Andrey Luna Saboia comentou sobre a participação do IFRN na competição: “o resultado da Olimpíada é uma demonstração clara da qualidade dos nossos estudantes e da formação integral oferecida pelo IFRN e contribui para estimular uma participação ainda maior dos alunos na próxima edição”.

Com 13 das medalhas conquistadas para o IFRN, o Campus Parnamirim também teve destaque na III OBG. “É um momento oportuno para que os estudantes possam colocar seus conhecimentos em prática, assim como estimular ações cooperativas, uma vez que as provas são realizadas em equipe. Além disso, possibilita a familiaridade com atividades que exigem a concentração e destreza intelectual”, destacou Alberto Almeida, professor de Geografia e orientador de algumas equipes do referido campus.

Em conjunto com a OBG, também aconteceu a I Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. As competições contam com duas etapas: a competitiva (duas fases online e uma presencial) e a cooperativa (Pesquisa Local). Não existe obrigatoriedade de participação nas duas fases, e a parte cooperativa não gera pontuações, não influenciando, portanto, para a classificação da fase competitiva. Questões como sustentabilidade e utilização ética dos recursos naturais, além da criação de uma sociedade justa e participativa, entre outras, são norteadoras do evento. Para participar, os competidores precisavam ter 18 anos completos, até 30 de junho de 2017, e estar cursando até o terceiro ano do Ensino Médio ou o quarto ano do Ensino Médio Técnico.

Confira a tabela com as equipes medalhistas do IFRN:

Equipe Campus Medalha Colocação
Santos que militam Ipanguaçu Ouro