Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN Cidade Alta realiza Semana de Arte Cultura e Integração

A SACI acontece dias 17 e 18 de abril e vai debater temáticas sobre turismo, cultura e lazer

Publicada em 15/04/2013 Atualizada há 1 ano

Nos dias 17 e 18 de abril de 2013, o Câmpus Natal-Cidade Alta do IFRN realizará a primeira edição da Semana de Arte, Cultura e Integração – SACI, com a proposta de debater temáticas relacionadas às três áreas de ensino ofertadas pelo câmpus (Produção Cultural, Gestão Desportiva e do Lazer, Guia de Turismo). A intenção, também, é aproximar os estudantes das manifestações culturais da cidade, levando-os a vivenciarem, na prática, os assuntos abordados em sala de aula sob a orientação dos professores.

O evento é idealizado pela equipe de docentes do Câmpus e produzido pelos alunos do quinto período do curso de Produção Cultural, sob a coordenação geral da professora e coordenadora do curso, Mary Land Brito. A programação é gratuita e aberta a toda comunidade. A participação em 75% das atividades dará direito a certificado.

Os participantes da SACI terão a oportunidade de acesso aos gestores públicos da cultura, na mesa de abertura oficial do evento “Poder Público e Políticas Culturais”. Foram convidados o presidente da Fundação Capitania das Artes, Dácio Galvão, Isaura Rosado, da Secretaria Extraordinária de Cultura do RN/FJA, e o Chefe Substituto da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Lúcio Rodrigues. Os gestores irão explanar sobre as principais ações dos seus órgãos para a cultura e depois estarão disponíveis para dialogar com o público presente.

Programação

A programação da SACI contempla palestras, stands dos cursos e projetos de extensão do Câmpus, mesas de discussões com temas relacionados à cultura, lazer e turismo, apresentações musicais, espetáculos teatrais,  apresentação de grupos de cultura popular, dentre outras atividades.

Segundo Mary Land, a SACI pretende ser uma vitrine onde a sociedade possa conhecer as ações realizadas pelos alunos do Instituto. Durante os dois dias de evento serão exibidos apresentações cênicas e atrações musicais montadas e produzidas pelos alunos concluintes do curso e Produção Cultural.

“A SACI será um importante momento para o Câmpus mostrar à sociedade as ações realizadas pelos alunos. As atrações musicais Acorde e Artur Soares, por exemplo, são produzidas por alunos concluintes do curso de Produção Cultural. As duas apresentações cênicas que serão apresentadas foram montadas dentro de uma disciplina do curso. Os alunos de Lazer também estarão fazendo uma série de atividades no pátio nas áreas de recreação”, completou Mary Land.

EXPO CULTURA URBANA

No dia 17 de abril, das 17h às 21h, integrando a programação da SACI, acontece a 1ª Expo Cultura Urbana promovida pelos estudantes do 6º período do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, dentro da disciplina de Organização de Eventos de Lazer. Haverá apresentações de Hip Hop, Dança Afro, Capoeira, Break, Tatuagens de Henna, Manobras flat (Bike) e confecção de um painel de grafite com a participação de grupos da Cufa, do IFRN Cidade Altacomo e também do grafiteiro Carcará e o tatuador Jôo.

PROGRAMAÇÃO

DIA 17
• Stands dos Cursos do IFRN Cidade Alta, do setor de extensão, da assistência estudantil, projeto Mulheres Mil e da biblioteca para troca de livros.

14h - Apresentação de resultados de pesquisa (TCCs, iniciação científica).
Local: Auditório

17h - Expo Cultura Urbana –Local: Pátio

18h - Programação Cênica – Feminan
Local: Auditório

19h - Abertura Oficial: Apresentação do Grupo Musical Acorde

Mesa redonda: “Poder Público e Políticas Culturais” com representantes do MinC, FJA e Funcarte. Local – Auditório.

DIA 18
• Stands dos Cursos do IFRN Cidade Alta, do setor de extensão, da assistência estudantil, do grupo das Mulheres Mil e da biblioteca para troca de livros.

14h - Mostra de vídeos
Local: Auditório

15h30 - Grupo Produção Cultural: Palestra “Poesia Inter semiótica e Poema Processo” com Falves Silva e convidado.
Local: Sala de Dança

Grupo Guia de Turismo: Renata Trigueiro – Cenário do Mercado
Local: Sala de Aula

Grupo Gestão Desportiva e do Lazer – José Pereira de Melo – A experiência de Gestão no Programa Segundo Tempo
Local: Sala de Aula

17h - Programação Cênica – A megera (in)domada
Local: Tenda no pátio

18h30 - Grupo de Flautas da Escola de Música da UFRN

19h - Palestra Folclore Potiguar: com Severino Vicente
Local: Auditório

20h30 - Apresentações de grupos de cultura popular
Local: Auditório

21h – Encerramento: Show do músico mossoroense Artur Soares.

Local: Espaço Cultural Ruy Pereira

--

SERVIÇO

Semana de Arte Cultura e Integração - SACI 2013

Dias 17 e 18 de abril de 2013 no IFRN Cidade Alta

Avenida Rio Branco, 743 - Cidade Alta

Informações: (84) 4005-0974