Celebração

IFRN festeja seus 10 anos como Instituto Federal

Cerimônia contou com homenagens e entrega de títulos Professor Honoris Causa

Publicada em 17/12/2018 Atualizada há 1 ano

Professores, técnicos e alunos são homenageados na cerimônia. Foto: Bruno Arcanjo

A Assessoria de Comunicação de Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN, com o apoio da comunicação de outros campi, realizou, na noite do último sábado (15), uma cerimônia em celebração aos 10 anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento foi aberto ao público e reuniu estudantes, técnicos, professores e a comunidade externa no auditório do Campus Natal-Central do Instituto.

A cerimônia contou com apresentação musical, exibição de vídeos e homenagens a professores, alunos, técnicos e terceirizados que contribuíram no processo de consolidação do Instituto ao longo desses 10 anos. A estes foram entregues medalhas comemorativas, além da entrega dos títulos honoríficos de Professor Honoris Causa ao primeiro reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha, e ao diretor quando a expansão institucional teve início, professor Francisco das Chagas de Mariz Fernandes. A noite seguiu com a apresentação de um vídeo institucional, produzido pela Asce, englobando depoimentos de servidores, alunos, ex-alunos e demais funcionários dos campi de todo o estado. Por fim, a noite foi encerrada com um coquetel e uma apresentação cultural, com músicos do Instituto, realizado no espaço das quadras do Campus.

“O apoio e união são os instrumentos que farão nosso Instituto ainda mais forte, capaz, representativo e presente no Rio Grande do Norte e no Brasil”, disse o reitor do IFRN, professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, em discurso. “Juntos temos vivido muitos anos de luta e dedicação, tudo isso nos trouxe aqui, onde celebramos a grandeza dessa rede federal, que chega a 644 unidades em todo Brasil. Aos 3.504 técnicos, docentes, estagiários, bolsistas e trabalhadores terceirizados. Aos 38.463 estudantes, meu eterno muito obrigado”, finalizou.

Honoris Causa

O IFRN concedeu os títulos de Honoris Causa pela 1º vez, entregando-os aos professores Belchior de Oliveira Rocha e a Francisco das Chagas de Mariz Fernandes. Belchior foi o primeiro reitor da Instituição entre 2008 e 2016, formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde também tem mestrado em Engenharia de Produção. Já Francisco Mariz é formado em Engenharia Civil pela UFRN, onde também obteve uma especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente trabalha no Gabinete da Reitoria. O título de Professor Honoris causa, uma locução gramatical latina que em português quer dizer "por causa de honra", é um título honorífico concedido por instituições de ensino superior àqueles que se destacaram em determinada área - não necessariamente a acadêmica.

Confira as fotos do evento clicando AQUI.

extensao
servidores