Gestão de Pessoas

IFRN capacita servidores em Mestrado Profissional

Doze técnicos-administrativos de sete unidades do Instituto formaram-se na turma

Publicada em 25/08/2017 Atualizada há 12 meses

Parceria faz parte da política de capacitação dos servidores do IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) e numa ação da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), promoveu, ainda em 2015, uma turma de mestrado profissional em parceria com a Universidade Potiguar (UNP). Agora, pouco mais de dois anos depois, doze servidores passam a ter o título de mestre.

Na parceria, firmada em 2014, a Universidade Potiguar disponibilizou 15 vagas, com o intuito de proporcionar formação e qualificação na área de Administração.  Dados do site da instituição trazem informações de que este mestrado profissional é um dos 10 melhores programas profissional do Brasil, com conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para Jobson Martins, coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, a iniciativa é mais uma das ações da instituição para capacitar seus servidores : "tendo em vista as características administrativas inerentes ao fazer de uma instituição, esse mestrado é de grande importância dentro da nossa política, pois vem ao encontro de nossas necessidades e permitir que os servidores possam se desenvolver. Além disso, através das suas dissertações, ainda é possível que o resultado dos trabalhos possam contribuir com desenvolvimento do IFRN.

Teses

Com temas como Consumo e controle financeiro, Mídias sociais, Gestão financeira pessoal, Gestão de facilidades e Gestão do Conhecimento, os doze formandos vêm da Reitoria e dos campi EaD, João Câmara, Macau, Natal Cidade Alta, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante.

Formado apenas por técnicos-administrativos, o grupo de mestres é formado por Adriane Morais, Ana Medeiros, Catiane Freitas, Elizomar Nobre, Fabiano Faustino, Fernando Varella, Simonely Vasconcelos, Gabriel Paula, George Santos, Lorena Faustino, Tatiana Soares e Raquel Silva, para quem ações como esta mostram a importância que o IFRN dá à qualificação profissional de seus servidores.

Para Eliza Nobre, o mestrado trouxe uma visão mais ampla e analítica do contexto organizacional:  “com maior capacidade de fazer análises, produzir conhecimentos, propor projetos e realizar melhor as atividades organizacionais, estamos embasados em conhecimentos adquiridos na área de administração. Hoje me sinto mais preparada e estimulada numa busca constante de aperfeiçoamento para desenvolver com eficácia o meu trabalho, contribuindo com a instituição”, disse a servidora, lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Mestrado

O Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar (MPA-UnP), com a Área de Concentração em Gestão Estratégica de Negócios é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP) e faz parte da Rede Laureate International Universities, presente em vários países. Atuando como curso de Pós-Graduação Stricto sensu, o Mestrado P, conta, atualmente, com nove professores no seu corpo permanente e três professores colaboradores, distribuídos em duas linhas de pesquisa: Estratégia e Competitividade e Gestão Estratégica de Pessoas.

servidores