Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PLANEJAMENTO 2019

Aprimorar o controle e fortalecer a gestão: objetivos da Auditoria do IFRN para 2019

Segundo Walkyria, em 2019 o setor quer cada vez mais agilidade nas suas ações

Publicada em 26/02/2019 Atualizada há 1 ano

Walkyria Teixeira é coordenadora da Auditoria Geral do IFRN

"Esse ano o IFRN foi escolhido o melhor instituto na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e isso nos deixa muito orgulhosos, afinal Auditoria também participa desse processo". A frase é de Walkyria Teixeira, à frente da Auditoria Geral do IFRN. Conversamos com ela para saber sobre as ações do setor em 2019.

Órgão técnico de controle que funciona vinculado ao Conselho Superior, a Auditoria Geral é a responsável por acompanhar e assessorar a conformidade da legislação com a execução dos serviços prestados nos campi do Instituto. Segundo Walkyria, na medida em que se identificam potenciais fragilidades, as análises e estudos do setor apontam caminhos para corrigir essa situação junto aos gestores". 

Asce - O que faz a Auditoria do IFRN?

Walkyria Teixeira - O setor é responsável por fazer um planejamento todos os anos a partir do Plano Anual da Auditoria Interna (Paint) e estar sempre otimizando o gasto dos recursos a partir da análise das atividades dos campi

Asce - Qual é o planejamento do setor para 2019?

Walkyria Teixeira - O planejamento feito no Instituto para a Auditoria, chamado Paint, é inicialmente aprovado pelo Conselho Superior (Consup) em outubro e em janeiro começam as ações. Nós podemos trabalhar em várias áreas da instituição, observando as que vão ser analisadas e encaminhando-as para um dos núcleos: Seridó, Alto Oeste ou Reitoria. Esses núcleos trabalham nos 22 campi, verificando a consistência das atividades desenvolvidas e buscando sempre aprimorar o controle no intuito de fortalecer a gestão. Buscamos repetir o resultado da análise das contas de 2017, quando o parecer da Controladoria-Geral da União (CGU) aprovou o IFRN sem nenhuma ressalva. Fazendo uma comparação, é como se tirássemos nota máxima em uma avaliação, o que é uma realização para a Auditoria.

Asce - Quais são as novidades?

Walkyria Teixeira - A principal novidade que a Auditoria está trabalhando esse ano é consolidar tanto o sistema monitor, o da CGU, onde a gente controla as recomendações que eles fazem para o IFRN, replica para os órgãos, e também o sistema e-Pessoal do Tribunal de Contas da União (TCU), essa é uma novidade porque até então estava em uma fase embrionária e esse ano o TCU decidiu consolidar o sistema deles. Aí a gente está fazendo esse trabalho junto com a Gestão de Pessoas para socializar o trâmite que ocorre nesse sistema.  Esse sistema permite que toda a Gestão de Pessoas verifique alguma fragilidade apontada pelo TCU e já disponibilize a documentação para corrigir. Ele agiliza o processo, a gente faz a nossa análise do que é apontado, tomamos as providências necessárias para corrigir a fragilidade, e se não concordamos, a gente apresenta a documentação para dizer que a situação está regular. 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas