Secitex 2019

I Aprender abre as atividades da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Programação segue até esta sexta-feira (18), no Campus Mossoró

Publicada em 17/10/2019 Atualizada há 1 ano

A oficina “Primeiros Socorros: Avaliação da Vítima e RCP” foi uma das atividades do I Aprender. Foto: Neiryvan Maciel.

Por Annapaullinna da Silva, Campus Apodi

Abrindo a programação da V Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), o I Aprender oferece minicursos e oficinas gratuitos à comunidade geral e acadêmica. A programação acontece desde esta terça (16) e segue até amanhã (18), no Campus Mossoró. "O objetivo é promover junto aos participantes a cultura da inovação e da sustentabilidade, estimulando o processo de aprendizagem, respeitando a multidisciplinaridade do ensino, da pesquisa e extensão do IFRN", explicou Karisa Pinheiro, coordenadora do Aprender.

Todas as atividades são ministradas por professores e estudantes dos campi do IFRN. Entre os 13 minicursos ofertados no primeiro dia do evento, um dos destaques foi a oficina “Primeiros Socorros: Avaliação da Vítima e RCP”. A capacitação foi realizada pelo professor Ramon Evangelista, do Curso de Segurança do Trabalho do Campus Natal Central do IFRN. O objetivo do trabalho foi levar ao aluno noções básicas de primeiros socorros por meio de sessões teórico-práticas, com recurso ao método expositivo; dinamização de debates; seminários e realização de atividades práticas individuais ou de grupos, através de uma situação problema. Para o ministrante, o treinamento pode salvar vidas dentro ambiente escolar: “através de uma metodologia que aplica a teoria e prática das atitudes certas para salvar vidas, pretendemos ao fim dos cursos multiplicar pessoas capacitadas em primeiros socorros”, destacou o professor.

Já a oficina de “Libras Básico” se destacou com o maior número de participantes, ministrada pela intérprete de Libras Marcia França, do Campus  Natal-Zona Leste. Com o auxílio da intérprete Barbara Campos, a atividade visava a difundir a língua brasileira de sinais no Instituto. O objetivo foi sensibilizar os participantes para conhecimento do tema. Caio Levi, do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Mossoró, teve seu primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais na oficina. De acordo com ele, a atividade foi um incentivo para conhecer e praticar mais a Libras.

O I Aprender levou aos participantes da V Secitex 39 atividades, com 300 vagas, distribuídas em minicursos e oficinas. As áreas temáticas atendidas foram Artes, Letras e Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra.

A Secitex segue até a sexta-feira (18), no Campus Mossoró, na Estação das Artes e no Teatro Dix-Huit Rosado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA