COMEMORAÇÃO

História do Campus Zona Norte é retratada em exposição fotográfica

Evento celebra os oito anos da Escola

Publicada em 19/09/2014 Atualizada há 1 ano

De CEFET a IFRN, Campus faz aniversário de oito anos nesta quinta-feira (19)

Alunos, servidores e toda a comunidade acadêmica terão a oportunidade de conhecer a história da Escola através de uma exposição fotográfica, disponível no hall de entrada de hoje (19) até a próxima terça-feira (23), como parte das comemorações de aniversário de oito anos do Campus. Em cada dia os visitantes vão se deparar com uma linha do tempo dos momentos que foram destaque desde a criação da então unidade descentralizada do CEFET ao Instituto Federal dos dias atuais.

Nos oito dias que antecederam ontem (18), ex-alunos, professores e prestadores de serviço publicaram, na página oficial do Campus no Facebook, mensagens de parabéns e comentaram sobre como a vinda de uma unidade do IFRN à região mudou as suas vidas. "Em 2006 fiquei muito feliz ao saber que teríamos um CEFET aqui na Zona Norte, onde moro. Hoje fazer parte desta família representa para mim a realização de um sonho", conta o professor de Matemática Thiago Valentim.

Vários alunos hoje têm motivos de sobra para comemorar. Recém-formado em Comércio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Suelho Fernandes já está arrumando as malas para, nos próximos dias, tomar posse do cargo de técnico administrativo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), em Brasília/DF, após ser aprovado no concurso público para o órgão. "O Instituto foi um divisor de águas na minha vida", comenta.

Tiago Santos recebeu o diploma de técnico em Comércio na mesma cerimônia em que o ex-aluno do EJA. Antes de concluir o curso, ele reuniu colegas de sala para criar um blog que reunisse informações sobre vagas de estágio e emprego. Com o tempo, o blog se transformou nos portais Estágios RN e Empregos RN e hoje ajudam muitos jovens a ingressar no mercado de trabalho. "Essa conquista não é exclusivamente fruto do nosso esforço, mas do incentivo de amigos, familiares e do Campus, onde começou a nossa carreira empreendedora. Contamos com o reconhecimento e incentivo dos nossos colegas de sala, professores e técnicos-administrativos, que sempre apoiaram nossas ideias e os eventos realizados por nossa empresa", confessa o estudante.

O reitor do Instituto, Belchior de Oliveira Rocha, acompanhou o nascimento e o crescimento do Campus. Segundo ele, no período, a Escola conseguiu se consolidar como um espaço de referência na formação profissional técnica e de nível superior. "O Campus transformou o cenário educacional da zona norte da nossa capital, preparando não apenas profissionais para o mundo do trabalho, mas, acima de tudo, cidadãos e cidadãs capazes de compreender o mundo e transformá-lo para melhor", finaliza.

As comemorações se estendem até o dia 23, quando o IFRN completa 105 anos de existência. O restante da programação deve ser divulgada nesta sexta-feira no portal do Instituto e no Facebook.

extensao
pesquisa