Repositório Institucional

Grupo gestor do Memoria se reúne na Reitoria

Ferramenta disponibiliza produção científica de alunos e servidores da Instituição

Publicada em 11/11/2016 Atualizada há 1 ano

O Grupo Gestor do Repositório Institucional Memoria se reuniu na manhã de hoje (11), na Sala de Reuniões da Reitoria, com objetivo de discutir a organização do regimento interno e políticas de informação técnico-científicas. “O Repositório foi implantado em 2015 para ser uma ferramenta de armazenamento e divulgação da produção intelectual realizada no âmbito do IFRN, em formato digital”. É isso que diz a professora Darlyne Fontes, lotada na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Segundo ela, a elaboração do regimento e consolidação dessas políticas é de fundamental importância para que as produções acadêmicas, científicas, artísticas e administrativas da Instituição, bem como seus respectivos autores, tenham maior visibilidade no meio acadêmico. “Além disso, é um meio de promover a transparência com a gestão dos recursos públicos, bem como garantir a preservação da memória intelectual do IFRN”, afirma.

Durante a reunião também foram discutidas ações de divulgação do repositório. Entre as ações, está a participação de servidores do Grupo Gestor em eventos voltados à área, a exemplo do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, onde o Memoria foi objeto de apresentação pela bibliotecária Vanessa Cavalcanti, do campus Natal – Zona Norte. Ela, juntamente com outra bibliotecária, Bruna Nascimento, do campus Lajes, também esteve presente na Conferência Luso-brasileira Sobre Acesso Aberto, realizada no início deste mês na cidade de Viseu, em Portugal.

Neste último elas apresentaram, respectivamente, os trabalhos intitulados "Visibilidade da informação acadêmica e científica em repositórios institucionais: o caso do Memoria do IFRN através das mídias sociais" e "Preservação digital e periódicos científicos eletrônicos: um estudo nas universidades brasileiras".

A conferência, que acontece desde o ano 2009 e já está em sua 7° edição, reuniu profissionais das áreas de biblioteconomia, informática, dentre outras, e tem se tornado um espaço privilegiado para a discussão sobre o movimento de acesso aberto. “Partimos da perspectiva de que a ciência é um bem público e precisa ser disseminada amplamente através de ferramentas e serviços que tornem isso possível”, afirma Vanessa Cavalcanti.

Para Bruna Nascimento, o evento possibilitou ampliar os conhecimentos sobre repositórios institucionais, gestão de dados científicos, ciência aberta, dentre outras temáticas correlatas. “Foi ainda uma excelente oportunidade para conhecer o panorama do movimento acesso aberto em outros países, por meio da colaboração em Rede e para a troca de experiência entre pesquisadores e profissionais de outras instituições”, completa.

Ainda segundo elas, um dos frutos desse trabalho de divulgação e de criação de network é uma parceria firmada com o Repositório da UFRN, que sediará na próxima sema, entre os dias 16 e 18 de novembro, o I Fórum Nacional de Repositórios Digitais. Antes disso, porém, já na próxima segunda-feira (14), representantes dos repositórios das duas instituições vão se reunir na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto com a professora Ana Alice Baptista, da Universidade do Minho, para discutirem o assunto e compartilharem as ações desenvolvidas relacionadas ao tema.

Acesse:

Memoria - Repositório Institucional do IFRN