NUDES

Grupo de pesquisa do Campus Natal-Central ganha as redes sociais

Perfis humorísticos brincam com sigla de Núcleo de Desenvolvimento de Software do IFRN

Publicada em 31/05/2017 Atualizada há 12 meses

Dez mil curtidas e reações, mais de três mil e 500 compartilhamentos e quase mil comentários. Alcançar um resultado desses nas redes sociais é trabalho árduo para qualquer perfil, até mesmo para personalidades famosas. No entanto, um núcleo de pesquisa do IFRN viralizou na internet, atingindo esses números pelo fato de sua sigla possuir a mesma escrita e sonoridade de um tipo de fotografia íntima bastante conhecida nos dias de hoje: os NUDES.

Os números citados são apenas da página Português da Depressão, um perfil de humor que reúne brincadeiras leves e saudáveis relacionadas à Língua Portuguesa, como o duplo sentido estabelecido pela palavra NUDES. A imagem foi compartilhada por outras páginas e fez o Núcleo ser conhecido por milhares de pessoas no Brasil. Mas o que faz o NUDES do IFRN?

ATUAÇÃO

Desde 2001, época em que a palavra Nudes não era reconhecida como um tipo de foto, o IFRN conta com o Núcleo de Desenvolvimento de Software (NUDES), que funciona no terceiro piso da Incubadora Tecnológica do Campus Natal-Central (ITNC). O Núcleo, composto por alunos e professores pesquisadores, tem como objetivo principal oferecer aos estudantes dos cursos da área de desenvolvimento de sistemas (técnicos e superiores de tecnologia) uma oportunidade para a consolidação dos conhecimentos apresentados em sala de aula, através da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, a equipe do NUDES conta com 10 servidores, 55 alunos e 17 projetos em execução. “Novos projetos estão sendo articulados e, em breve, teremos definido o cronograma para 2017.2/2018.1”, comentou Plácido Souza, coordenador do Núcleo.

Sobre a associação entre as fotografias íntimas e a sigla do Núcleo, Plácido diz não se incomodar: “O NUDES existe há 16 anos. A comparação está na mente das pessoas e não no objetivo e filosofia do laboratório. Espero que essa repercussão com o nome do Núcleo gere frutos positivos, pessoas querendo trabalhar duro e de maneira séria, com o objetivo de fazer ciência e gerar tecnologia no IFRN. ”

Os projetos desenvolvidos pelo NUDES têm o caráter de pesquisa aplicada em produtos, processos e serviços de engenharia de software. A aplicação prática das pesquisas desenvolvidas se dá por meio de empresas e instituições (públicas ou privadas) conveniadas. Para tal, o NUDES conta com o apoio da FUNCERN – Fundação de Apoio ao IFRN.

INTERNACIONAL

No mês de maio, o Núcleo de Desenvolvimento de Software teve um trabalho aceito na IEEE International Conference on Smart Data, conferência internacional que acontecerá entre os dias 21 e 23 de junho, em Exeter, Reino Unido. O trabalho, que recebeu o título "GeoGuide: An Interactive Guidance Approach for Spatial Data", visa o desenvolvimento de um ambiente de análise de dados urbanos, considerando a definição de algoritmos para detectar possíveis eventos inesperados. Seus resultados formarão um quadro baseado na web que deve ser desenvolvido para validar os modelos e algoritmos da pesquisa.

SEM O “E”

O IFRN também possui o NUDS, sem a letra “E”. Trata-se do Núcleo de Doenças Sistêmicas da Região Potengi. Criado já em 2017, o NUDS funciona no laboratório de análises de água do Campus São Paulo do Potengi e visa afirmar cada vez mais a responsabilidade e importância do estudo das doenças sistêmicas no Território do Potengi, que abrange uma área de 2.787,00 Km² e é composto por 11 municípios: Barcelona, Bom Jesus, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santa Maria, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé e Senador Elói de Souza. "A ideia é promover uma abordagem adequada sobre estas doenças para que a sociedade saiba como evitá-las", disse o professor Carlos Henrique, da disciplina Biologia, coordenador do Núcleo.

extensao
servidores