Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Codir

Gestores falam sobre planejamento e relatório de ações 2018

Reunião aconteceu na segunda e terça-feira, 3 e 4 de dezembro, na Reitoria

Publicada em 06/12/2018 Atualizada há 1 ano

Encontro aconteceu na Sala de Atos da Reitoria

Reunidos na Sala de Atos da Reitoria nos dias 3 e 4 de novembro, os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) compartilharam as apresentações sistêmicas para as principais áreas de atuação. Além de ensino, pesquisa e extensão, os gestores ouviram de pró-reitores, diretores e assessores da Reitoria o que está sendo planejado nas áreas de atividades estudantis, gestão de pessoas, administração e comunicação social. Como o diretor de Tecnologia da Informação, André Duarte, coordenava o encontro dos servidores de TI no mesmo período, enviou as diretrizes da área ao grupo por email.

"O objetivo é que os diretores-gerais levem essas informações aos campi a fim de que as comunidades possam utilizá-las para realizar o planejamento 2019. Apesar das perspectivas de crescimento de orçamento serem quase nulas, nunca falamos tanto de planejamento na nossa instituição", comentou o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Marcos Oliveira. Devido à participação do professor Wyllys Farkatt em reunião do Conif, o pró-reitor presidiu o encontro do Codir.

RELATÓRIO DE GESTÃO

Na oportunidade, a servidora Solange Thomas, também da Prodes, expôs ao grupo as novas diretrizes para a construção do Relatório de Gestão 2018. De acordo com ela, a partir deste ano, o documento adota uma forma de relato integrado, com o objetivo de favorecer o diálogo com os cidadãos. "O relatório sai da perspectiva mais burocrática, com foco nos dados, e deverá trazer informações mais concisas, relevantes e estratégicas para a gestão integrada", concluiu. As diretrizes começam a ser encaminhadas agora para os campi elaborarem seus relatórios.

PDI

No encontro, a comissão central de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) apresentou também as novas datas para conclusão dos trabalhos. O documento deverá ser concluído até março de 2019 e submetido ao Conselho Superior na reunião de abril. O cronograma inicial estipulava o mês de dezembro de 2018 para a apresentação ao Consup, mas a data precisou ser prorrogada em razão da complexidade das informações envolvidas. Outra mudança é que o documento deverá valer para um período de sete anos e meio, e não cinco, como antes pensado. A mudança também exige uma revisão do que foi planejado, por isso a nova data de conclusão.

O Codir se reúne novamente nos dias 10 e 11 de dezembro, no Campus Mossoró. Junto aos integrantes do Comitê de Ensino (Coen), continuará as discussões sobre o planejamento institucional, com o Plano de Ações 2019, relatório de gestão, além de Semana Pedagógica e análise de calendários acadêmicos.