Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Fórum das Licenciaturas do IFRN discute projetos pedagógicos

Realizado no Campus Natal-Central, o evento aconteceu entre 2 e 3 de maio.

Publicada em 07/05/2018 Atualizada há 1 ano

Entre 14 e 15 de maio o grupo vai reunir-se novamente o grupo para finalizar os trabalhos

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria Pedagógica (Diped), realizou entre 2 e 3 de maio de 2018, o Fórum das Licenciaturas do IFRN. Na abertura do evento, que contou com a presença da pró-reitora de Extensão, Régia Lúcia Lopes, do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, da diretora da Diped, Ticiana Coutinho, da diretora de Avaliação e Regulação do Ensino, Tarcimaria Gomes, além de Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino, contou-se com a palestra da professora Márcia Gurgel, diretora do Centro de Educação da UFRN, sobre os desafios da Educação atual. No Fórum, estavam representados a Comissão Central, as Comissões dos campi e os Núcleos Centrais Estruturantes (NCE) dos Cursos Superiores de Licenciatura e membros da Equipe Técnico-Pedagógica. 

Diretrizes

Realizado no Campus Natal-Central, o evento discutiu as novas diretrizes para elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura (PPC) do Instituto. Segundo Ticiana, o processo é, além de deliberativo, formativo: “a programação encaminhou os trabalhos não só na direção da validação das diretrizes, mas buscou a reflexão sobre os desafios e perspectivas para a formação do licenciando, o corpo discente de nossa licenciatura”, disse.

Já Agamenon falou sobre o apanhado de ações que levaram até o fórum: “após um trabalho longo de consulta à comunidade, com discussões, debates, análises e sistematizações, iniciamos o Fórum debatendo todas as diretrizes traçadas pela comissão central, atreladas ao que dispõe a Resolução nº 02/2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão associado ao Ministério da Educação (MEC), para as melhorias nos nossos PPCs de Licenciaturas”. Segundo o pró-reitor, a revisão das diretrizes acontece com a participação dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs), em trabalho conjunto com os diversos campi, com a PROEN e, em seguida, com o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) e Conselho Superior (Consup).

Histórico e próximas ações

O processo de avaliação dos Cursos Superiores de Licenciatura é coordenado pela Proen e teve início em 2016 com a constituição de uma Comissão Central. No ano seguinte foram constituídas as Comissões no âmbito dos campi. A ideia é continuar com as discussões e a construção coletiva das novas diretrizes e princípios para as revisões das demais modalidades e cursos ofertados, em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do IFRN. “Precisamos dar seguimento aos trabalhos iniciados no Fórum. Assim, nos dias 14 e 15 de maio nós vamos reunir novamente o grupo para que a gente possa finalizar todas as diretrizes para os nossos cursos de licenciatura. Já avançamos muito: fechamos as propostas de matrizes, a organização de núcleos. Faltam, ainda, outras diretrizes e será preciso sentar novamente com grupo, para trabalhar”, finalizou Ticiana.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas