Evento

Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa terá lançamento oficial no Campus Cidade Alta do IFRN

Melhores curta-metragens de um minuto de alunos do IFRN e do público geral serão premiados com viagem a Polônia

Publicada em 13/08/2014 Atualizada há 1 ano

Nesta quinta-feira (14), acontece no auditório do Campus Cidade Alta do IFRN, o lançamento do 5º FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa. O evento está previsto para começar às 9h30 e tem como principal finalidade apresentar o Festival para o público da cidade do Natal.

O IFRN apoia o evento cedendo espaço para as atividades do festival, como os workshops de formação. Desde o lançamento até a realização do mesmo, acontecerão treinamentos para os interessados em inscrever seus produtos no FINC.

Dentro da temática “MATA ESTRELA E SUAS ESTÓRIAS”, a partir do mês de setembro, o FINC receberá inscrições de curtas-metragens de um minuto, gravados em qualquer dispositivo, sequência de fotos ou animação. As inscrições podem ser feitas através do site do festival.

O curta vencedor será premiado com uma viagem de dez dias para a Cracóvia, Polônia, onde exibirá o seu produto no Festival Off Plus Camera. A novidade deste ano é que, além da premiação concedida pelo FINC para o curta vencedor, os alunos do IFRN também serão premiados. O melhor curta produzido por estudante da Instituição, com orientador, ganhará a viagem a Cracóvia, também por cerca de dez dia.

O festival internacional acontece entre os dias 28 e 29 de novembro, às 18h, em Baía Formosa, praia do litoral sul do Rio Grande do Norte.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa do IFRN, José Yvan Pereira Leite, o Festival cria um ambiente muito positivo na área cultural. “O FINC alia as dimensões de pesquisa e inovação, uma vez que exige uma pesquisa sobre o tema e a realização concreta de um produto original, o curta. Por isso o nosso incentivo à participação de alunos com a orientação de um servidor da casa”, declarou o pró-reitor.

A programação de lançamento contará com a participação do reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, que falará sobre a cooperação com o GRUPO GREMI e FINC, e Mary Land Brito, pesquisadora de cinema do estado e professora do Campus Cidade Alta, representando a Cinemateca Potiguar, localizada no Campus. Ainda dentro da programação terá a estreia do filme “ O (impreciso) mar que nos move”, às 10h40.

Documentário

"O impreciso mar que nos move" é um documentário feito de forma coletiva por realizadores potiguares. O grupo De Maré Filmes esteve no Festival Off Plus Camera 2013, na Cracóvia-Polônia, para apresentar seu documentário de um minuto "Maré Alta". Lá decidiram fazer outro filme, entrevistaram os cineastas independentes deixando o acaso e a metalinguagem moldarem a reflexão sobre as dificuldades em fazer um filme de baixo-orçamento, abordando também o futuro do cinema no mundo. Trailer do documentário.

extensao