Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Feel the Future: presidente da Campus Party fala sobre futuro da tecnologia

Francesco Farruggia destacou como a revolução digital está alterando a economia industrial

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 1 ano

Em sua fala, Farruggia destacou como a tecnologia está alterando a economia industrial; foto Rummel

Como será o mundo como conhecemos hoje nas próximas duas ou três décadas? Teremos carros voadores? O dinheiro ainda será impresso? Os alunos frequentarão salas de aula presencialmente? Ainda não possuímos as respostas para essas perguntas, mas sabemos que o mundo está mudando, e rápido. E o que vai determinar o sucesso dos profissionais que estão se formando hoje certamente será a capacidade de adaptação de cada um às constantes mudanças de cenário.

Essa e outras questões compuseram o eixo central da palestra “Feel the Future” (“Sinta o Futuro”, em tradução livre), proferida pelo presidente do Instituto Campus Party (CP Instituto), Francesco Farruggia, realizada no palco A da Ilha de Sant’Ana no início da segunda noite da III Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do IFRN em Caicó.

Em sua fala, Farruggia destacou como a tecnologia está alterando a economia industrial e os modelos de negócio através da revolução digital: “as barreiras entre as nações, criadas pela Revolução Industrial, estão sendo derrubadas pela Revolução Digital. Hoje, um estudante no Brasil pode contribuir na execução de um projeto de tecnologia, através da Internet, com um outro aluno que está em Londres ou em Hong Kong, por exemplo”, declarou o palestrante.

Percepções

A fala do presidente do CP Instituto chamou atenção do público em diversos aspectos. Para Arthur Andrade, graduando do curso de Engenharia de Telecomunicações da UFRN: “trazer palestrantes de alto nível, como o Francesco, para o interior do estado é importante para despertar os jovens para as tendências do mercado dos próximos anos e os caminhos a ser trilhados para o sucesso profissional”. Já Renan Lima, servidor do IFRN e discente do curso de Direito (UFRN), achou interessante o aspecto da segurança de dados, abordada por Farruggia: “a criação de certificados de identidade pessoais, sem dúvida, irá provocar mudanças profundas nos direitos digitais das pessoas e será fundamental criar mecanismos que garantam a proteção desses dados e assegurem a singularidade de cada indivíduo na Internet”.

Francesco encerrou sua palestra convidando todos a participar da primeira edição da Campus Party Natal, que será realizada em abril de 2018, no Centro de Convenções da capital do estado e contará com o apoio e participação do IFRN. A Campus Party é um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo e conta com extensa programação, que inclui a realização de palestras, debates, workshops, dentre outros.

extensao