Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Ipanguaçu

Fábrica Briquetes Vale do Açu é destaque na mídia

A matéria foi exibida na programação do Bom Dia RN de hoje (7)

Publicada em 07/07/2014 Atualizada há 1 ano

Matéria completa também está disponível no portal da InterTV Cabugi.

A fábrica Briquetes Vale do Açu (BVA), instalada no Campus Ipanguaçu do IFRN, foi assunto de matéria na edição de hoje (7) do Bom Dia RN, programa exibido pela InterTV Cabugi, filiada da Rede Globo no Rio Grande do Norte. Com duração de 3 minutos e 17 segundos, a matéria explica o que é o briquete, para que serve e porque é uma fonte energética sustentável e viável para o Baixo-Açu, ajudando a combater o processo de desertificação da caatinga.

Resultado do Projeto Caatinga Viva, a fábrica também foi destaque na reportagem "Pela preservação da Caatinga", da edição de domingo (6) do Novo Jornal. Em duas páginas do caderno Economia, o repórter Tallyson Moura fala sobre a importância do projeto e da fábrica de combustível alternativo para tornar sustentáveis atividades econômicas cruciais para o estado, como é o caso da indústria cerâmica. 

A inauguração da fábrica Briquetes Vale do Açu também já havia sido assunto em matérias do Jornal de Hoje, Tribuna do Norte e em portais especializados como o Dia de Campo.

Os briquetes são um tipo de biocombustível sólido, produzido através da compactação de matéria-prima vegetal ou animal.  No caso dos briquetes produzidos pela BVA, os materiais que fazem parte da composição são as palhas e talos que hoje são descartados na natureza como resíduos da produção de cera de carnaúba e outros vegetais plantados com fins exclusivamente energéticos, como o capim-elefante. 

Conforme explicou o pesquisador Sílvio Tavares, o briquete é uma opção à lenha utilizada em fornos de padarias, pizzarias e na indústria cerâmica, que possui uma grande participação na economia do Rio Grande do Norte. A fábrica foi inaugurada no dia 26 de junho, no Campus Ipanguaçu do IFRN. Acesse a matéria completa divulgada pelo Bom Dia RN.

Veja mais:

Portal do IFRN: Inaugurada Fábrica de Briquetes Vale do Açu

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas