Campus Natal-Central

Campus realiza Expotec a partir da quinta, 23/11, com exposição de trabalhos, conferência e premiação no Auditório

Evento segue em paralelo com o Saga 2017

Publicada em 23/11/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Jonatas Moura

Aberta, oficialmente, hoje (23), pela manhã, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, a EXPOTEC 2017 do Campus Natal-Central, com apresentação da Banda Sinfônica, premiação do Concurso de Estojos Customizados e palestra do professor-visitante do Instituto Internacional da Física, da UFRN, Riccardo Sturani.

Banda Sinfônica, que abriu a programação cultural da EXPOTEC com uma seleção musical de Tim Maia, Roupa Nova e Roberto Carlos, é coordenada pelo professor Valdier Ribeiro e regida pelo maestro Amós Andrade. Seus integrantes são alunos dos diversos cursos do IFRN/Natal-Central, técnicos e de graduação.

Nas palavras de abertura, o diretor do IFRN/CNAT, professor José Arnóbio de Araújo Filho, conclamou os alunos a aproveitarem esse momento de aprendizado, participando das diversas atividades oferecidas e visitando os estandes dos trabalhos expostos, nesta quinta e sexta, das 9h às 12h e das 15h às 18h, e no sábado, até o meio-dia, nas Quadras I e II.

Arnóbio explicou ainda que a realização da EXPOTEC deste ano foi viabilizada por meio de uma parceria público-privada, firmada com a empresa Saga Entretenimento, que, em troca do custeio da Exposição, está realizando, nas quadras e no auditório, o Re: SAGA 2017, evento de lazer e diversão, que conta com várias atrações culturais, como exibição de animes, karaokês e torneio de jogos eletrônicos.

De acordo com o diretor de Extensão, professor Luís Antônio Soares de Araújo, o acesso aos eventos do Re Saga realizados nas quadras de esporte será gratuito para os alunos do IFRN/CNAT e de outras escolas públicas, nesta quinta e sexta-feira.

Ainda na abertura da EXPOTEC, a Coordenação de Comunicação Social e Eventos fez a entrega oficial dos prêmios aos vencedores do Concurso de Estojos Customizados: Sarah Esther (1º lugar), Leonardo Rodrigues (2º lugar) e Anne Gabrielle (3º lugar), presenteados, respectivamente, com uma caixa de som JBL, uma mochila Targus e acessórios para o estojo.

Conferência de abertura: estudo premiado sobre Ondas Gravitacionais

Professor-visitante do Instituto Internacional de Física da UFRN, o físico italiano Riccardo Sturani fez a conferência de abertura da EXPOTEC sobre o estudo vencedor do Prêmio Nobel da Física de 2017: a detecção de ondas gravitacionais, descoberta da qual participou, juntamente com um grupo de mais de mil cientistas procedentes de 14 países.

Segundo Sturani, para o cientista Albert Einstein, autor da Teoria Geral da Relatividade, estudo escrito há mais de cem anos, as ondas gravitacionais pareciam impossíveis de serem detectadas. Foi somente em 14 de setembro de 2015 que os cientistas detectaram, no Observatório Ligo, as tênues vibrações emitidas por dois buracos negros que giram um em torno do outro, a 1,3 bilhão de anos-luz da Terra.

O professor Ricardo Sturani está envolvido com o projeto desde 1998. Na Itália, atuou no Observatório Virgo - um dos detectores de ondas gravitacionais que possui um acordo de troca de dados com o Ligo. Vive no Brasil desde 2003, tendo atuado no Instituto de Física Teórica da Unesp até setembro do ano passado, quando veio para o Instituto de Física de Natal.

SAIBA MAIS:
Programação da EXPOTEC