Expotec

Foram 36 premiados distribuídos em nove categorias

Publicada em 13/12/2012 Atualizada há 1 ano

Troféu Expotec 2012

A Diretoria de Expensão do Campus Natal-Central apresentou os vencedores da Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) 2012. A cerimônia de premiação aconteceu hoje (13). Entre as categorias premiadas estão: empresas convidadas, stand/exposição, projetos sociais, acadêmicos, de extensão, empresas patrocinadoras, bandas, categoria especial e melhor diretoria acadêmica. Serão três em cada categoria os projetos homenageados.

A Expotec aconteceu entre os dias cinco e oito de dezembro no Câmpus Natal Central do IFRN. Além dos 70 estandes, com exposição de 132 trabalhos dos alunos, o evento contou com 18 mesas-redondas, 70 minicursos, 12 palestras, 1º Festival de Música com apresentações de 15 locais,  e 2ª Mostra Lúdico-Narrativa (RPG). O tema da Expotec 2012 é “Sustentabilidade, erradicação da pobreza e economia verde”. A estimativa dos organizadores é que tenham passado pela exposição aproximadamente 2 mil pessoas. Muitas delas, alunos de outras escolas.

Um dos projetos premiados foi o Câmpus Verde, vencedor na categoria stand/exposição com nota 10. O Câmpus Verde é um programa de gestão ambiental, criado na Reitoria e implantado em todos os câmpus do IFRN. O objetivo é contribuir para o consumo consciente e, consequentemente, a preservação ambiental por meio de diversas ações, incluindo a coleta seletiva.

Estimular a cultura da  preservação ambiental e fazer o intercâmbio são os principais objetivos do Câmpus Verde. "Nós conseguimos transmitir a informação de forma objetiva e sensibilizar as pessoas da importância da cada um fazer a sua parte na preservação do meio ambiente ", destaca Valiene de Oliveira, coordenadora do projeto

.As  bolsistas Thina da Silva e Natália Valesca apresentaram o Câmpus Verde aos alunos e visitantes e coletaram pilhas, baterias e papel durante todo o evento.  Um dos trabalhos divulgados foi o Projeto do professor Irapuã Medeiros: Ecoturismo e ecovivência: formando amantes da natureza. "Eu não conhecia a ecofonte. Hoje eu sou uma defensora das questões ambientais", afirma Natália Valesca.

O jardineiro Jovenilson Macedo, explicou aos visitantes a técnica de jardinagem vérmico compostagem que consiste na preparação da terra com uso de lixo orgânico e minhocas. Para isso, foi exposto um aquário didático de compostagem.

Confira a lista de vencedores da Expotec 2012

extensao