Campus Zona Norte

Ex-aluno do EJA é convocado para assumir cargo na sede do IBAMA

Recém-formado em Comércio, Suelho prestou concurso público para o órgão ambiental em 2012

Publicada em 16/09/2014 Atualizada há 1 ano

"O Instituto foi um divisor de águas na minha vida", revela Suélio

É de alegria o sentimento do aluno recém-formado em Comércio Suelle Fernandes (46). O estudante recebeu na última sexta-feira (12) uma carta de convocação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) para assumir o cargo de técnico administrativo na sede do órgão, em Brasília/DF, em virtude de aprovação em concurso público para o órgão.

Suelho, como é conhecido pelos amigos, prestou o concurso em 2012, após três tentativas sem sucesso de ingressar no serviço público: "A frustração de não ter sido aprovado em outras oportunidades não foi o bastante para me fazer desistir. No Campus, passei a estudar com afinco as disciplinas nas quais tinha mais dificuldade até passar na provas", revela.

Em 2009, ainda sem o ensino médio, ele ingressou no então curso de Operações Comerciais (hoje Comércio), na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). Um ano e meio depois, através do ENEM, o estudante pôde se matricular no curso de Administração Pública a distância, oferecido pela UFRN. No entanto, ele não abriu mão do curso técnico: "Era um sonho estudar no IFRN, que me deu suporte para várias conquistas".

Mesmo estudando em duas instituições, uma na zona norte e a outra na zona sul da cidade, Suelho ignorou o pouco tempo para estudar e foi em busca de capacitação. De 2012 até então, ele estagiou no hospital da Marinha do Brasil e na empresa Comercial Maranguape, que possui convênio com a Escola para seleção de estagiários, onde atuou no setor de logística por um mês, até ser contratado para a função de auxiliar financeiro, na qual permaneceu por quase dois anos. "O Instituto foi um divisor de águas na minha vida", comenta.

"Toda essa experiência me ajudou bastante. Aproveitei o tempo no Instituto para aprender Espanhol e hoje falo bem o idioma", comenta o rapaz, que fez questão de agradecer aos professores e técnicos administrativos do Campus por tudo o que aprendeu: "Dedico cada vitória aos servidores deste Instituto e, em especial, a professora Marli Tacconi (hoje no Campus Natal-Central), que sempre foi um referencial em minha vida acadêmica".

O coordenador do curso de Comércio Ernesto Neto elogiou a postura acadêmica do seu ex-aluno: "Ele sempre se mostrou como um excelente aluno, apresentando inclusive trabalhos em congressos. Desejo muito sucesso na sua na carreira profissional e que continue se qualificando, pois isso será importante para o seu desenvolvimento no órgão", finaliza.