Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e Extensão

Eventos destacam a produção científica, tecnológica e cultural do IFRN

Quatro campi realizam suas mostras científicas nesta semana

Publicada em 08/11/2016 Atualizada há 1 ano

Mostra tecnológica da Secitex 2015, que aconteceu no Campus Santa Cruz.

Durante esta semana (7 a 11 de novembro), estão sendo realizados 4 eventos simultâneos em campi do IFRN. O objetivo geral é expor os trabalhos realizados pela comunidade acadêmica nas áreas de ciência, tecnologia e cultura.

Mocitec ZN

O Campus Natal-Zona Norte realiza até a sexta-feira a VII Semana de Ciência e Tecnologia, que traz para discussão o tema "Ciência alimentando o Brasil". A Semana reúne outros 4 eventos de cunho científico e tecnológico: a III Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MocitecZN), o II Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), a I Semana de Marketing (Semark) e o I Painel Temático. Juntos, eles vão receber 60 projetos de estudantes do ensino médio e técnico de estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo, nas áreas de Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Ciências Biológicas e da Saúde. 

EXPOTEC

Nos campi Natal-Central e Currais Novos, acontece a Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec), evento tradicional do calendário do IFRN. No Natal-Central, junto à Expotec, é realizado o V Festival de Música, a primeira edição da Mostra Científica em Saúde e Segurança do Trabalhador e a I Jornada de Licenciaturas da Diretoria de Ciências (Diac). Já no Campus Currais Novos, a ExpotecCN reúne 2 eventos: a 1ª Semana de Humanidades e a V Semana de Informática, trazendo ainda atividades alusivas ao aniversário de 10 anos do campus.   

INTERVENÇÃO SOCIAL

Também no clima de discussão científica, o campus Parnamirim realiza nesta quarta (9) a I Mostra de Projetos de Intervenção Social. A mostra será realizada pelos alunos da disciplina de Sociologia III do curso técnico integrado em Mecatrônica. Segundo a professora Lúcia Costa, coordenadora da atividade, os trabalhos da Mostra poderão ser “embriões” para o desenvolvimento de projetos integradores ou mesmo para projetos de pesquisa e de extensão.

MAIS CIÊNCIA E CULTURA

Em novembro, ainda teremos o Encontro Nacional de Recreação e Lazer (ENAREL), que irá acontecer de 15 a 18 de novembro no Campus Natal-Central, com do Campus Natal Cidade-Alta. O evento é o maior do país na área e deverá receber participantes de todos os estados do Brasil.

Ainda em novembro, de 23 a 26, acontece a segunda edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), que este ano será realizada no campus Parnamirim. A Secitex é o maior evento científico e cultural do IFRN e reúne alunos e servidores de todos os 21 campi da Instituição.

CONNEPI

Já em dezembro, alunos e servidores de Institutos Federais de vários estados brasileiros se reúnem no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para apresentar suas produções científicas e culturais no Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), que acontece de 6 a 9, em Maceió. O IFRN teve mais de 200 trabalhos aprovados no congresso. Neste ano, o evento tem como tema “Políticas de inovação como estratégias de fortalecimento para a rede". 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas