Etapa nacional dos JIFs acontece em Fortaleza

Solenidade de abertura aconteceu na noite desta terça-feira (16)

Publicada em 17/10/2018 Atualizada há 1 ano

Luana Beatriz Ferreira e Davi Araújo, atletas do IFCE, acendem a tocha olímpica

Mais de mil atletas, representantes de 24 estados e do Distrito Federal, estão reunidos em Fortaleza - CE para a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais – JIFs 2018, que a cada ano se consolida como uma das principais competições do esporte escolar no país. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta terça-feira no ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, com a presença de diversos reitores, além do secretário da Setec/MEC, Romero Raposo.

O clima de animação tomou conta do local desde o início da noite, quando de uma forma lúdica e irreverente foi apresentado o mascote do evento. Na sequência, uma apresentação do grupo cultural do IFCE precedeu a entrada das delegações. O auge da solenidade aconteceu com os tradicionais momentos protocolares de qualquer evento esportivo: a condução da pira olímpica e o acendimento da tocha. Logo depois, com o juramento dos atletas e, por fim, com a execução do hino nacional brasileiro.

No discurso de abertura, Romero Portella Raposo Filho, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, enfatizou o papel educativo do desporto no contexto escolar. “Entendo que o esporte faz parte da educação. Isso vai muito além da habilidade física. Faz parte do desenvolvimento integral do estudante, faz parte de algo muito maior. O esporte tem um papel social, emancipatório.”

Já o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil Rodrigues de Almeida, reforçou em seu discurso a importância do investimento público no sistema educacional. “Um país que pensa em ser um país desenvolvido, tem que investir em educação. E educação é esporte, é cultura, é lazer”, afirmou Roberto, que também é educador físico.

Ao final, o professor Virgílio Augusto Sales Araripe, Reitor do Instituto Federal do Ceará, deu as boas-vindas para os atletas visitantes fazendo referência à tradicional hospitalidade do nordestino, sempre com “um sorriso estampado no rosto”. Em seguida, reafirmou a prática esportiva estudantil como ferramenta de formação dos atletas. “Vamos mostrar que o esporte verdadeiramente faz a integração de todos. Talvez essa palavra (derrotado) não esteja no dicionário desses jogos. Todos vocês sairão daqui vitoriosos. Vocês estão deixando uma marca para toda a Rede Federal de educação profissional, porque nós queremos que vocês se constituam como cidadão brasileiros”, concluiu.

Presente na solenidade, o Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, deixou registrada a sua mensagem a todos os atletas: “Primeiramente, é uma alegria tê-los participando desses jogos e estamos muito otimistas, porque sabemos de toda a preparação que eles fizeram para chegar até aqui. Também deixo registrado os meus votos de esperança, para que o momento de incerteza que estamos vivendo no país não possa no futuro interferir na realização dos JIFs, que já fazem parte da formação integral de nossos estudantes”, declarou.

O IFRN participa dos jogos com uma delegação formada por 83 atletas que vão disputar as seguintes modalidades: atletismo, futebol de salão, judô, natação, vôlei de quadra, vôlei de areia, tênis de mesa e xadrez. Durante o evento, a Instituição conta ainda com a participação de 28 profissionais, dentre professores, técnicos da área de saúde, motoristas, além de uma equipe de imprensa.

Atletas do IFRN no desfile das delegações:

Atletas do IFRN no desfile das delegações