Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Pau dos Ferros

Alunos produzem curtas sobre temáticas da Região Alto Oeste Potiguar

Trabalhos fazem parte da disciplina de Sociologia do Campus

Publicada em 19/09/2014 Atualizada há 12 meses

Estudantes do Ensino Médio Integrado debatem temas dos vídeos assistidos

Sob orientação do Professor Ms. Márcio Monteiro Maia, professores do Campus Pau dos Ferros do IFRN estão produzindo diversos curtas-metragens com temáticas sociais e culturais do Alto Oeste Potiguar. Os curtas estão sendo apresentados pelos alunos do 4º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, além dos alunos do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Alimentos, Apicultura e Informática, no período de 15 a 24 de setembro, durante as aulas de sociologia.

Os vídeos são produzidos a partir da pesquisa social na região, visando a identificação das expressões culturais como lendas locais, autos, danças, música, folclore, turismo, além das problemáticas sociais relevantes como minorias, impactos da seca, desigualdade social, diversidade religiosa, feiras livres e assuntos polêmicos como aborto, legalização de drogas, gravidez na adolescência e preconceitos em suas diversas manifestações.

Segundo o Professor Márcio, a atividade é fruto de um projeto piloto de experiência avaliativa e destaca: “A atividade visa proporcionar aos alunos vivências de aprendizagem, capazes de fomentar sua formação crítica através do contato com realidades e temas de relevância global a partir do local.”

O material produzido deverá ser utilizado para a elaboração de uma mostra de vídeos curta-metragem no Campus produzidos pelos alunos, que proporcionarão espaço para discussão de temas e contribuição na formação integral.

O projeto foi construído em conjunto com a monitoria de Sociologia através da Aluna Raquel Cardoso e contou com a colaboração de alunos do 3º do Curso Técnico Integrado em Informática através de suas experiências na produção de dois vídeos, apresentados por Karine Lopes e Felipe Alison.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas