Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Zona Norte

Estudantes do IFRN representam o Estado em feira do Congresso Brasileiro de Química

Amanda, Álex e Bruno foram os classificados do Instituto para o evento

Publicada em 07/11/2014 Atualizada há 1 ano

Os jovens criaram o LabStocker, um sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química

Os alunos de Informática Álex Santos, Amanda Myris e Bruno Valniery representaram o Rio Grande do Norte na XV Feira de Projetos de Química (FEPROQUIM), vinculada ao 54º Congresso Brasileiro de Química (CBQ). Os jovens foram os únicos classificados do IFRN para o evento, realizado na última terça-feira (4) no Praiamar Natal Hotel, em Ponta Negra.

O trio está desenvolvendo, sob orientação dos professores Roberto Lima e Rebecca Betwel, um sistema de gerenciamento de estoque para laboratórios de química, o LabStocker. As funções do sistema incluem informações sobre materiais de maneira rápida, localização de reagentes em utilização, identificação de responsáveis, controle de entrada e saída, além de notificações sobre diversos status de estoque. Com sua primeira versão para desktop desenvolvida na linguagem Java, está em andamento a implementação de arquitetura baseada em nuvem, o que permite a integração simultânea de diferentes interfaces e plataformas, incluindo web e dispositivos móveis.

"Um dos grandes diferenciais da aplicação é a facilidade em que os dados poderão ser administrados, uma vez que o usuário poderá acessar o sistema de onde estiver, sendo necessário apenas um navegador de internet para a sua utilização. Além disso, perspectivas futuras incluem a portabilidade para interfaces em dispositivos móveis", explica Lima.

O ranking dos trabalhos apresentados no evento será divulgado na próxima sexta-feira (7), no site da Associação Brasileira de Química (ABQ). No mesmo dia, no local da feira, serão premiados os três primeiros colocados.

 

Mais:

Para saber conhecer o LabStocker, clique aqui.

Acesse a página da XV FEPROQUIM.

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas