Campus Natal-Central

Estudantes desenvolvem método para aprimorar resultados de pesquisas

A ação objetiva contribuir na execução da metodologia BIM com o Clube do Instalador

Publicada em 22/05/2019 Atualizada há 1 ano

O trabalho Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Inovação integra uma sequência que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP), coordenado pela professora Josyanne Giesta, objetivando contribuir para a implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) no Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN. De forma específica, o projeto analisa o potencial de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem nas disciplinas de Instalações Prediais. "Nesse sentido, a iniciativa pretende preencher a lacuna de pesquisas existentes com relação à temática, bem como compreender e acelerar a inserção do BIM no curso de Edificações, através do viés de Tecnologias Digitais (TD)", explica a professora.

O trabalho foi aprovado pelo Edital 1/2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi) e vai ser desenvolvido a partir da 3ª Edição do Clube do Instalador, coordenado pelo professor Alfredo Neto, no qual os alunos são estimulados a atuarem como protagonistas no processo ensino aprendizagem das disciplinas de Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias e Instalações de Segurança, incluindo competências teóricas e práticas, inclusive com a inserção do BIM, através de tecnologias digitais utilizadas para a modelagem 3D.

Alfredo explica que a inserção dos recém-formados no mercado de trabalho AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) requer cada vez mais um diferencial em termos de proatividade, visão crítica, conhecimentos tecnológicos e técnicos. “O curso de Edificações do IFRN vem constantemente aperfeiçoando sua matriz curricular, de forma a atender as premissas do mercado de trabalho. Desse modo, o projeto vem contribuir através da análise do potencial da inserção de metodologias ativas no processo ensino aprendizagem nas disciplinas de Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias e Instalações de Segurança, por meio de tecnologias digitais (TD)”, esclarece.

O Curso

O Técnico em Edificações tem na sua matriz curricular disciplinas voltadas às Instalações Prediais, a saber: Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias e Instalações de Segurança, exigindo do aluno visão espacial para a perfeita compreensão de traçados e diagramas, além da necessidade de interpretação de elementos e peças de ligação que irão, ao final, compor os projetos a serem executados em campo. Compreendendo 21% da carga horária das disciplinas técnicas do curso, é essencial para a formação de bons profissionais, um considerável desempenho dos alunos nessa área. Para o completo desenvolvimento do aluno se faz necessário, então, a participação e o interesse do mesmo. Nesse sentido, é primordial que novas estratégias e tecnologias sejam implementadas.

As metodologias ativas consideram uma participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento, colocando-os como verdadeiros protagonistas no processo ensino aprendizagem. Dessa forma, essas metodologias contribuem sensivelmente, considerando-se que os alunos aprendem de forma diferenciada, cada qual no seu ritmo e no seu tempo, onde se cria um ambiente de desenvolvimento inovador para compartilhamento de conhecimentos, tornando a aprendizagem colaborativa e estimulando a cooperação.