55ª FESTA DO BOI

Estande do IFRN expôs trabalhos para mais de 200 mil pessoas

Somente no dia 12, a feira recebeu mais de 35 mil visitantes

Publicada em 16/10/2017 Atualizada há 1 ano

Uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, possibilitou ao Instituto estar presente na 55ª Festa do Boi, evento tradicional para o agronegócio tanto no cenário local como nacional, que aconteceu entre os dias 7 e 14 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, município de  Parnamirim. O IFRN montou um estande na feira para expor projetos de pesquisa e extensão, além de trabalhos desenvolvidos por empresas incubadas no Instituto através de suas Incubadoras Tecnológicas. O estande ainda contou com um espaço literário no qual foram expostas as obras publicadas pela Editora IFRN.

João Teixeira, que compõe a Diretoria de Inovação Tecnológica do IFRN, comentou sobre o quão significativo é, para a Instituição, estar representada em um evento com o porte da Festa do Boi: “A experiência é incrível tanto para os servidores quanto para os alunos que têm a oportunidade de expor seus trabalhos e dialogar com esse público tão rico em diversidade que transita pelo evento. Aqui foi possível mostrar não só que o IFRN desenvolve para as áreas da agricultura e pecuária, mas também para diversas outras áreas”. “Esse é um momento do aluno, no qual podemos atribuir a ele o protagonismo. Isso é extensão” disse emocionado, o professor Thiago Loureiro, da Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho, vinculada a Pró-Reitoria de Extensão do IFRN.

Exposição

O estande do IFRN na 55ª Festa do Boi expôs mais de 30 projetos de extensão e pesquisa, além do trabalho desenvolvido por seis empresas incubadas nos campi Natal-Central e Mossoró, e do acervo de publicações da Editora IFRN. O IFRN Geeks, do Campus Parnamirim, foi um dos projetos que marcaram presença na feira. Os alunos do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, Alex Silva e Juliana Soares, juntamente com os alunos do Técnico Integrado em Mecatrônica, Jadna Lucia e João Antônio Alves, atendiam os visitantes e explicavam como o IFRN Geeks atua. “O projeto visa levar robótica e programação para quem não tem acesso a esse tipo de conhecimento. Desenvolvemos atividades e damos aulas em uma escola pública de Parnamirim trabalhando com lego, arduino e matérias recicláveis. Tecnologia gera curiosidade e isso tem aproximado os visitantes aqui na feira, que questionam, tiram dúvidas”, contou Jadna Lucia. Quando questionados sobre uma possível relação entre a robótica e o agronegócio, os estudantes logo dispararam: “as máquinas que diminuíram o trabalho braçal e facilitaram o trato com a terra, o plantio, já são exemplos de robótica. Mas se você quiser algo mais evoluído, podemos citar robôs que ordenham vacas ou a substituição dos aviões por drones na aplicação de fertilizantes nas plantações”.

Visitantes

Crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos; homens e mulheres; sejam potiguares ou de qualquer outra parte do mundo, a característica mais forte no público que visitou a edição 2017 da Festa do Boi, foi a sua diversidade. Isso favoreceu as exposições do estande do IFRN que puderam atender a todos e despertar o interesse em cada pessoa que por ali passou, como foi o caso de Rose Lopes. Acompanhado do marido e do filho, ainda bebezinho, Rose avaliou os projetos expostos, mas logo se encantou pelos artefatos do Museu do Brinquedo que estavam no estande. “Hoje, o avanço tecnológico tem sido muito valorizado e acabamos esquecendo as brincadeiras lá de trás, quando os pais produziam o brinquedo em casa com os filhos e ainda se divertiam. Eu relembrei as brincadeiras de roda, elástico, e é isso que eu quero para o meu filho, fazê-lo crescer conhecendo essas brincadeiras. Pretendo visitar o Museu do Brinquedo. As alunas me contaram que lá o acervo é bem maior. Espero que nos próximos anos ampliem o tamanho do estande e a divulgação.

extensao