Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Equipes realizam visitas técnicas para aprimorar práticas pedagógicas
Campus Cidade Alta

Equipes realizam visitas técnicas para aprimorar práticas pedagógicas

18/08/2017 - Encontros fazem parte de ação institucional desenvolvida pela equipe de educação do Campus

Equipes realizam visitas técnicas para aprimorar práticas pedagógicas

Interação entre alunos IFRN e Casa Escola

Com o intuito de aprimorar as práticas pedagógicas que são desenvolvidas no Campus Natal-Cidade Alta, Diretoria Acadêmica (Diac), Equipe Técnico-Pedagógica (Etep) e Coordenações dos Cursos Integrados do IFRN vêm desenvolvendo ações institucionais desde o início de 2017. Exemplo disso são as visitas técnicas a outros órgãos de ensino.

Em agosto, foi momento de o Instituto Educacional Casa Escola participar de reunião pedagógica com a equipe de educação do Campus. Na oportunidade, os visitantes compartilharam práticas em pedagogia adotadas pela instituição. Após a reunião, representantes da Casa Escola convidaram servidores e alunos do IFRN a realizar visitas técnicas na instituição afim de observar o funcionamento dos Grupos de Responsabilidade, as Assembleias estudantis semanais e as Tutorias. Os servidores interessados se inscreveram para as visitas e o grêmio estudantil indicou nomes de estudantes para também participar da ação.

Visitas

Na primeira visita, os participantes foram recepcionados pela coordenação e diretoria da instituição e realizaram um tour pelas instalações da escola. Depois se dividiram para participar das reuniões dos sete grupos de responsabilidade existentes no Ensino Fundamental II (6º a 9º ano) como Apresentação institucional, Grêmio estudantil e Eventos, por exemplo. Ao final do encontro, houve a Assembleia Semanal dos Estudantes do Ensino Fundamental, conduzida pelo grêmio estudantil.

Na sexta-feira, 18/8, aconteceu a segunda visita da equipe à Casa Escola. Os participantes se dividiram entre as sete reuniões de Tutorias do Ensino fundamental II, para observar seu funcionamento. Essa reuniões funcionam seguindo logística pré-definida: a cada sexta, o tutor do grupo acompanha cerca de oito alunos do Ensino Fundamental na reunião em que se verifica o andamento do estudante na semana que passou. O passo seguinte á o planejamento das atividades de estudo para a semana seguinte. As reuniões de tutoria ocorrem com estudantes de diferentes séries do ensino fundamental II, buscando oportunizar um momento de troca e integração entre turmas distintas.

Histórico

Para chegar até o atual estágio de visitas, a equipe do Campus Cidade Alta começou, entre os meses de maio e junho, participando de edições da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (Conane). Ainda em maio, houve a Semana Pedagógica do Campus, tendo como ponto alto a palestra do professor José Pacheco. A primeira atividade da ação institucional promovida pela DIAC, Etep e Coordenações de Cursos foi uma visita técnica à Escola Técnica Estadual Cícero Dias, na cidade do Recife, em Pernambuco, no mês de janeiro. 

Ações do documento

Página em carregamento