Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Encontro reúne alunos selecionados do Programa Ciência Sem Fronteiras

Cerca de 30 alunos vão fazer intercâmbio na Europa e na América do Norte

Publicada em 25/06/2013 Atualizada há 12 meses

A Reitoria do IFRN sediou nesta terça-feira (25), a primeira reunião presencial com os alunos selecionados para participar do Programa Ciência Sem Fronteiras. Ao todo, 30 alunos da instituição tiveram suas inscrições homologadas e se preparam para estudar em países da Europa e da América do Norte. Participaram desta edição estudantes dos Câmpus Natal-Central, Ipanguaçu e Pau dos Ferros. A experiência internacional deve durar entre 1 ano e 1 ano e meio.

De acordo com o professor Marcelo Camilo, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN, o encontro teve como objetivo reunir os alunos e esclarecer todas as dúvidas pertinentes ao processo do intercâmbio. Os alunos foram orientados sobre a documentação, as instituições de ensino no país estrangeiro, bem como as etapas que devem ser cumpridas antes da viagem. “Depois dessa etapa, eles começam a manter contato direto com as universidades estrangeiras. Em seguida, orientamos sobre os prazos que devem ser cumpridos, para que eles não percam as oportunidades”, declarou o assessor de extensão.

Uma ferramenta importante nesse processo é a internet. Para facilitar o período que antecede a viagem, as orientações são repassadas por e-mail, através das mídias sociais e até por videoconferência. Alunos das cidades de Pau dos Ferros e Ipanguaçu, que não puderam participar da reunião, mantiveram-se informados através da transmissão via internet.

Para Daniele Arruda, aluna do curso de licenciatura em Física do câmpus Natal-Central, o contato com outros alunos do Ciência Sem Fronteiras também é fundamental. Daniele é a primeira estudante do IFRN a participar do programa na Alemanha. Para ela, o contato com alunos de outros estados tem ajudado nas etapas antes da viagem. “Conheci cinco estudantes que vão para Alemanha e estamos nos comunicando pela internet. Depois, nós vamos nos encontrar no aeroporto, para então seguir viagem.”, afirmou a estudante. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas