DIGAE

Encontro de psicólogos integra profissionais atuantes na área

Atividade apontou para a necessidade de elaboração de uma política do serviço de psicologia do IFRN

Publicada em 27/11/2014 Atualizada há 1 ano

Psicólogos dos diversos campi e da Reitoria do IFRN estiveram presentes ao encontro

Nesta semana, a Reitoria do IFRN sediou o III Encontro de Psicólogos do Instituto, que aconteceu de 24 a 26 de novembro. Promovido pela Diretoria de Assuntos Estudantis (Digae) em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (Digpe), o encontro reuniu os psicólogos que atuam nos campi e na Reitoria da instituição, sendo um total de 21 profissionais.

O encontro deste ano foi dividido em três momentos: conhecendo, repensando e reconstruindo a psicologia do IFRN. O objetivo principal da ação, de acordo com Cynthia Mota, psicóloga que atua na Diretoria de Gestão de Pessoas, os objetivos principais do evento foram discutir e pontuar as estratégias para a realização de um serviço de psicologia integralizador e respaldado institucionalmente. "Por esse motivo, ao final do encontro, o grupo deliberou a necessidade de elaboração de uma política do serviço de psicologia do IFRN, o que será construído e discutido de forma coletiva", destacou Cynthia.

Além das discussões entre o grupo, o Encontro contou ainda com duas palestras. A primeira foi proferida pelo professor e psicólogo Herculano Campos, da UFRN, intitulada "Psicologia escolar ou psicologia institucional". A segunda, "Educação profissional: conceitos introdutórios para uma práxis na perspectiva emancipatória", ficou a cargo do professor e pedagogo Márcio Azevedo, do IFRN. De acordo com os organizadores, o objetivo das atividades foi contribuir com o aprimoramento da visão sobre o papel do profissional de psicologia em uma instituição de ensino profissional voltada à transformação social.

DESAFIOS

O serviço de psicologia do IFRN teve início em 1987, com a contratação do primeiro psicólogo, o servidor Josfam Antunes de Macedo, do Campus Natal Central. Com a expansão do Instituto, o serviço também se interiorizou e hoje atua em 17 dos 19 campi distribuídos por todas as regiões do Rio Grande do Norte, como também, na Reitoria, unidade administrativa situada na capital do estado, Natal. Os profissionais da área se dividem entre os setores técnico pedagógico, mais voltado às questões de ensino aprendizagem; de gestão em atividades estudantis, focado principalmente na assistência ao estudante, e de gestão de pessoas, que trabalha com a perspectiva da saúde do servidor. O desafio de uma política do serviço de psicologia do IFRN é integrar as atividades desenvolvidas nesses âmbitos, construindo uma interrelação e uma unidade institucional entre elas.

servidores