ENADE acontece no próximo domingo (23)

Estudantes do IFRN de cinco licenciaturas e dois cursos superiores de tecnologia devem realizar o exame

Publicada em 20/11/2014 Atualizada há 1 ano

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) será realizado no dia 23 de novembro.  Este ano serão avaliados os estudantes dos seguintes cursos do IFRN:

- Licenciaturas: Biologia, Física, Geografia, Matemática e Química.
- Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos obrigatórios legalmente, o desenvolvimento de habilidades necessárias a sua formação geral e profissional e seu nível de atualização quanto à realidade brasileira e mundial. Junto com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação, o ENADE compõe o SINAES — Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior —, que pontua as instituições de ensino superior e seus cursos. Uma boa pontuação no ENADE contribui para uma melhor aceitação do currículo do aluno no mercado de trabalho, em concursos e em cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados).

Aos estudantes inscritos no ENADE 2014 são responsabilidades e atribuições:

1) O acompanhamento de Inscrição
2) Informação sobre necessidade de atendimento especial
3) Preenchimento do Questionário do Estudante
4) Acesso e atenção aos dados do Cartão de Informação do Estudante
5) Opção de prova nas situações de dupla graduação
6) Realização da prova
7) Acesso ao Boletim de Desempenho do Estudante

O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme
determina a Lei do SINAES (nº. 10.861/2004). De acordo com a legislação, devem ser
inscritos no Exame estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso, de acordo com o ciclo avaliativo.

Para mais informações sobre o Exame, consulte o Manual ENADE 2014 no site do INEP, no link abaixo: