REITORIA

Empossado o reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Belchior Rocha assumiu o cargo esta segunda-feira (9), em Brasília-DF

Publicada em 09/04/2012 Atualizada há 1 ano

O reitor Belchior Rocha, empossado pelo ministro em exercício, José Henrique Paim Fernandes (foto: Diego Rocha)

O ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, empossou na manhã desta segunda-feira (9) em Brasília, o reitor eleito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Belchior de Oliveira Rocha. Paim ressaltou a atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica não apenas na abertura de vagas, mas como eixo das atuais políticas de educação na área, e a contribuição do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para a democratização desse acesso.

“O Pronatec complementa um processo não só de expansão da rede federal, mas de abertura de vagas no ensino técnico por meio de diversas ações, como o Fies e o Brasil Profissionalizado”, afirmou.

Para o reitor, o instituto tem uma base consolidada. “Assumo uma instituição que tem uma base sólida, e na educação, assim como em uma construção, o mais importante é a base”, afirmou Rocha. “Além disso, os destaques dos campi nos fazem acreditar que estamos no caminho certo.”

A instituição reúne mais de 25 mil alunos, matriculados em 63 cursos, entre técnicos e superiores, além de nove opções de pós-graduação.

O secretário de educação profissional do MEC, Marco Antonio de Oliveira, destacou a contribuição do instituto para os bons índices da rede federal como um todo. “O Instituto Federal do Rio Grande do Norte é um dos centros de referência da rede por seus indicadores de excelência”, lembrou.

Belchior de Oliveira Rocha é natural de Taipu, município do Agreste potiguar. Mestre em engenharia de produção e formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é professor do instituto desde 1982. Na instituição, além de docente, exerceu várias funções de gestão, dentre as quais as de gerente educacional da área de indústria, coordenador geral do ensino e diretor de ensino, até chegar ao cargo de dirigente máximo, em março de 2008, como reitor pro tempore.

Expansão — Até 2002, o Rio Grande do Norte tinha apenas cinco escolas de educação profissional — três delas vinculadas a universidades. Atualmente, conta com 15 campi do instituto federal em diversos municípios. Até o fim de 2014, terá 18 unidades. O investimento na expansão da rede federal no estado ultrapassa os R$ 136 milhões.

Danilo Almeida

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC