Relações internacionais

Em Portugal, reitor do IFRN participa de evento comemorativo aos 45 anos da Universidade do Minho

IFRN foi a única Instituição de Ensino Superior brasileira com representação na cerimônia

Publicada em 18/02/2019 Atualizada há 1 ano

Wyllys seguiu o cortejo festivo junto ao reitor e ao presidente do Conselho Superior da Uminho

“A verdade é que o IFRN está muito bem na relação com a Universidade do Minho. Fomos a única instituição de ensino superior fora de Portugal presente à solenidade”. A fala é o do reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, professor Wyllys Farkatt Tabosa. Em viagem oficial à Portugal desde o último dia 11, o gestor tem participado de diversas atividades acadêmicas em Braga, que fica a 370 quilômetros ao Norte de Lisboa, capital portuguesa.

Parceria

Segundo Wyllys, o convite para participar da cerimônia simboliza a consolidação do convênio com a Universidade do Minho (Uminho), mantido há sete anos, que tem o intuito de qualificar servidores do Instituto em Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. A universidade portuguesa tem aproximadamente 19 mil estudantes, dos quais sete mil matriculados em pós-graduações.

As aulas do convênio acontecem na modalidade semipresencial e são realizadas por videoconferência, durante dois dias na semana. A defesa, ao final dos dois anos do curso, acontece em Portugal. De acordo com o professor Wyllys essa modalidade traz praticidade, pois, facilita o acesso e democratiza a pós-graduação stricto sensu na instituição.

Sobre a viagem a Portugal, Wyllys destacou as conexões: “Durante o evento de comemoração desta segunda, mantivemos contato com o professor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, reitor da Universidade Aberta de Lisboa, que demonstrou interesse em uma parceria no formato Educação a Distância”. Na Uminho, o IFRN mantém convênio com os Institutos de Educação, de Ciências Sociais e com as Escolas de Ciências e de Engenharia.

Cerimônias

Uma série de eventos tem comemorado os 45 anos da Universidade do Minho. No último dia 15, por exemplo, o Salão Medieval da Reitoria da UMinho foi palco do Concerto Comemorativo de Aniversário. Na mesma data, mas cedo, Wyllys participou de uma palestra com Antônio Nóvoa, um dos mais renomados pensadores portugueses na área de Educação. Já nesta segunda, o reitor do IFRN integrou o cortejo cerimonial de comemoração, para a sessão solene, também realizada na Reitoria da universidade.

Ainda no dia 11, contudo, doutorandos e gestores do Instituto participaram do ‘Seminário de Cooperação Uminho e IFRN no Campo das Ciências da Educação’. Na sequência houve defesa de teses de doutorado, como a do professor Belchior Oliveira, reitor do IFRN entre 2008 e 2016, além de reuniões e mesas-redondas. Na oportunidade, Francisco das Chagas de Mariz Fernandes, Assessor de Suporte Organizacional na Reitoria do IFRN e o professor Wyllys lançaram "Instituto Federal: uma organização composta por organizações", livro escrito em conjunto e publicado pela Editora IFRN.

servidores